terça-feira, 31 de dezembro de 2013

ANO NOVO! VIDA NOVA!




ANO NOVO! VIDA NOVA!

Esperança, partilha educação e agradecimento sejam as palavras que nortearão o nosso ser nesse novo ano.

Esperar sempre, mantendo a alegria do nascimento de Cristo em nossos corações, a cada dia.

Partilhar sempre com os irmãos, como faziam os cristãos em suas primeiras comunidades.
Educar sempre para que nosso povo consiga viver bem em suas comunidades, respeitando e valorizando a si e aos irmãos. 

Agradecer sempre por todos os dons e talentos e todas as demais coisas que Deus nos deu, por toda a nossa vida.

Vamos então pedir a Deus que nos ilumine, nos abençoe, nos dê paz, saúde, sabedoria e condições para que, em 2014, possamos tornar nossas vidas mais úteis para nós e para nossos semelhantes.

Felizes sejamos no Ano Novo de 2014 e em todos os demais anos de nossas vidas!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Mensagem Natalina



É Natal, de novo!

Olá Pessoal

Será que estou certo ao dizer: - É Natal, de novo!?

Deixou de ser Natal, desde as celebrações do ano anterior no dia a dia das nossas vidas?

Continuamos caindo na armadilha de desejar o bem aos irmãos, apenas no Natal?

Sugiro que leiam, abaixo, algumas reflexões sobre o Natal 2013, que preparamps e publicamos na edição de dezembro 2013 do Informativo Nossa Gente, da Paróquia de Todos os Santos, nesta cidade de Feira de Santana - Bahia, Brasil.

Feliz Natal, hoje e sempre, junto aos seus familiares!

Atenciosamente,
Cosme Castor

 
 
É Natal! Vamos Participar da Festa de Jesus Cristo.
 
A festa da nossa Paróquia de Todos os Santos se situa no mês de novembro, dia 1º, Dia de Todos os Santos, quando a Igreja Católica convida as pessoas para refletirem sobre o ser santo, por toda a vida.
Depois vem o Dia de Finados, dia 02, com um convite à reflexão sobre a vida espiritual, vivida após a morte.
Em seguida, vem o Dia Nacional de Ação de Graças, quando a Igreja nos oferece a oportunidade de louvar e agradecer a Deus.
Neste mês, outras importantes festas acontecem, dentro do calendário litúrgico da Igreja Católica, nas suas últimas semanas.
Conclui-se que essa programação, no final do novo ano litúrgico, é uma sábia maneira criada pela Igreja Católica para que todos possam viver melhor o Tempo do Advento que acontece, nas 04 primeiras semanas, antes do Natal.
Dentro do período do Advento, acontece a Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Trata-se de uma merecidíssima homenagem à Mãe de Jesus, Maria Santíssima, que está sempre pronta para nos levar ao encontro de seu Filho, Jesus Cristo.
Maria, Cheia de Graça, como disse o anjo Gabriel.
Ele foi enviado por Deus para transmitir a Maria o convite para que ela participasse do Projeto de Vida de Deus para a humanidade.
E Ela disse Sim.
Aceitou a missão de dar à luz a este Menino, Filho de Deus, de educá-lo e prepará-lo para ser verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem.
Maria já nasceu cheia de graça, portanto, abençoada por Deus.
Se em nós, homens e mulheres, Deus faz prodígios, em Maria, Ele faz maravilhas.
Como diz a revista Família Cristâ, do mês de novembro/2013:
“- O Pai preparou da melhor maneira a Mãe de seu Filho, preservando-a do pecado original. Ela é a Imaculada Conceição”.
No entanto, homens e mulheres também participam do Plano da Salvação que Jesus Cristo, Filho de Maria, trouxe para todos, porque aceitam esta proposta de vida. São convencidos de que, sem Ele, nada se pode fazer (Jo 15,5).
Sabem que são livres: podem dizer sim e podem dizer não ao Plano de Deus. Mas devem continuar participando desse Plano da Salvação, bastando para tanto dizer sempre sim a Jesus, vivendo em plena harmonia com os familiares, com os amigos e, até, com os inimigos, se assim acontecer.
Dessa forma, estarão sempre preparados para receber e permanecer com Jesus neste Natal e durante todo o novo ano litúrgico e civil.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!






Caminhando com Jesus

Chegamos ao Tempo do Advento. Tempo de nos prepararmos para a chegada do Natal de Jesus Cristo. Data que é deturpada pelas propagandas dos comerciantes ambiciosos que visam apenas o lucro e fazem a festa toda para o Papai Noel. Para tanto, exploram a inocência das crianças e a má preparação cristã dos pais, que se deixam levar pela onda do consumismo.

Fazer festa no Natal de Jesus Cristo é muito natural. Mas que essa festa seja realmente em função da celebração do nascimento de Jesus Cristo.

Aproveitemos esses dias do Advento para preparar melhor os nossos corações, para receber o Cristo e dar condições para que Ele permaneça em nós, como Ele mesmo diz:

- Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. (Jo 15,4)

- Como fazer para permanecer em Jesus?

- Devemos viver conforme seus ensinamentos: ficar atentos, vigiar, ficar preparados.

- Como fazer isso na prática?

- Vivendo honestamente, sem medo de que outros observem nosso modo de vida; vivendo, na prática, conforme as suas próprias palavras; evitando falar e, nas suas ações, agir de forma contrária; evitando as comilanças, as bebedeiras, as orgias, as imoralidades, as brigas, as rivalidades; enfim, lembrando o que disse o Apóstolo Paulo, quando escreveu aos Tessalonicenses: - O importante é viver já em união com Ele.

Em outras palavras, é viver, a todo instante, em comunhão com Jesus.
Aproveitemos esse tempo do Advento para permanecermos cada vez mais perto de Jesus Cristo.

Feliz Natal, junto aos seus familiares!




O Sim de Maria Dez 2013

Maria é a primeira e grande responsável, dentre os humanos, pelo acontecimento do Natal. Quando Ela disse Sim ao Plano de Deus para os homens, estava dizendo Sim, também, para o nascimento de Jesus. Ela é a escolhida de Deus para a grande realização do mistério da Vida.

Quando Deus mandou o anjo Gabriel à cidade de Nazaré, onde Maria morava, foi com a missão de dizer que ela foi a escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus, Jesus Cristo, 2ª pessoa da Santíssima Trindade. Ele deveria nascer como todo homem, para a salvação de toda a humanidade.

Por essa razão, podemos afirmar que Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem.

No comentário sobre a liturgia do 2º Domingo do Advento, na revista Família Cristã do mês de novembro, página 47, o autor diz que “Maria participou antecipadamente da salvação trazida por seu Filho Jesus. Nós dela participamos entrando no Mistério Pascal de Cristo pelos sacramentos. Outros participarão do Mistério Pascal de Cristo por um modo que só Deus conhece. A porta está aberta para todos. Maria é a escolhida, a abençoada, a predestinada. E nós também o somos porque colocamos nossa esperança em Cristo. (...) Tudo o que aconteceu com Maria, aconteceu em vista da obra redentora de Cristo”. 
Por tudo isso, Maria Santíssima é a grande figura do Advento, que nos leva ao encontro com Seu Filho

Feliz Natal, junto aos seus familiares!