segunda-feira, 17 de março de 2014

Educação, Quaresma e Ressurreição:VIVA A VIDA!

 
Editorial NGente MarAbr 2014
A Quaresma é tempo de reflexão e percepção dos sinais de Deus na vida do seu povo, de sua Igreja, de todos nós. Com início na Quarta Feira de Cinzas, se estendendo até o Domingo de Ramos, é um período em que o cristão é convidado a refletir sobre os caminhos a seguir por toda a sua vida, como na experiência do Povo de Deus nos 40 anos de travessia do deserto e na de Jesus Cristo, nos 40 dias, antes de iniciar sua missão.
Além das orientações normais da nossa Igreja Católica, sugerimos 03 assuntos para refletir:
1.    Quaresma: Conforme Mt 6,1-8.16-18, o homem deve viver a Quaresma, rezando, jejuando e praticando a caridade. Rezando, ele fortalece sua relação com Deus; jejuando, ele vivencia a sua relação com o seu interior; e praticando a caridade, intensifica a sua relação com o seu próximo.
A Quaresma, também, é um momento que proporciona a todos os seres a oportunidade de querer conhecer mais a Jesus e a sua mensagem e tornar mais intensa essa relação, para ter melhor condição de seguir seus ensinamentos e servir aos seus irmãos.
A Quaresma é tempo de transformação, de mudança na vida das pessoas. É tempo de jogar fora o que é prejudicial na sua relação com Deus e com o próximo. É tempo de fazer uma revisão de vida. É tempo de Conversão.
 
2.    Evangelizar com alegria: Na Revista Família Cristã, (Jan 2014. P.57) o teólogo Fernando Altemeyer Junior nos diz que o Papa Francisco nos convida a evangelizar como “uma doce e reconfortante alegria”, pois quem vive “o mundo do nosso tempo, procura, ora na angústia, ora na esperança, receber a Boa-Nova dos lábios (...) de ministros do Evangelho cuja vida irradie fervor”. (Evangelii Gaudium 10).
3.    Família: Ainda na Revista Família Cristã. (Jan 2014. P.18), Felipe Gonçalves fala sobre as famílias “de diferentes estilos e realidades”, “com seus desafios e complexidades”. Continuando, diz que “é justamente para essas famílias que o Papa Francisco convida a Igreja a voltar o seu olhar e, principalmente, os ouvidos”. O Papa dá tanta importância à Família que o título do documento preparatório para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Santo Padre, entre os dias 5 e 19 de outubro de 2014, é “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”.
 
Finalmente, sugerimos que realizemos nossas reflexões, tomando como princípio a seguinte mensagem de D. Helder Câmara: “É graça divina começar bem. Graça maior é persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”.
 
Essa persistência tem uma grande razão de ser: a certeza de que, depois da Quaresma, teremos a Semana Santa e tudo isso para preparar o nosso espírito para receber o Cristo ressuscitado, razão da existência da nossa Igreja Católica, razão da nossa fé, razão da nossa vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário