sábado, 26 de julho de 2014

Educação e Campos Brasileiros





Amigos Torcedores de um Brasil Vencedor

Continuamos sendo facilmente enganados em todos os campos: no campo da educação, no campo da saúde, no campo da segurança, no campo e nos campos do futebol e nos demais campos da vida do brasileiro.

Basta que os nossos dirigentes sintam qualquer grau de insatisfação, criam uma nova polêmica e entramos de corpo e alma na armadilha deles.

O futebol, por estar em um momento de destaque, é o campo escolhido para demonstrar como os nossos dirigentes têm tratado o povo brasileiro, desde a invasão dos europeus, liderada por Portugal, no ano de 1500.

A Copa do Mundo de 2014 demonstrou como o Povo Brasileiro recebe bem o visitante de todas as partes do mundo. Nosso Povo assumiu tão bem o seu papel que disse ao mundo como viver em paz com todos os povos, mesmo nas adversidades.

No entanto, a Copa serviu também para deixar claro o descaso dos dirigentes brasileiros pelos reais interesses do povo. Um exemplo foi a organização da desorganização da participação da Seleção Brasileira de Futebol, nesta Copa.

Quando chamaram o técnico Felipão para dirigir a equipe, deu a impressão de que queriam desenvolver um trabalho sério. Não passou de mais um blefe, como todos, infelizmente, puderam experimentar.

Com a saída de Felipão, novamente, prendeu a atenção de todos em torno de uma nova armadilha: o nome do novo técnico. E veio o resultado. O novo técnico é Dunga. Solução? Sim, mesmo que tenha o nome de um dos “sete anões”. Agrade ou não a quem quer que seja, continuam a tentar fazer crer a todos que levam a sério os problemas do Povo Brasileiro.

Dunga é o escolhido para fazer o que fizeram o próprio Dunga, Felipão e todos os demais que por ali passaram e, por enquanto, os que por ali passarão:

- atender ao que manda os planos e interesses das instituições que comandam os campos brasileiros e, inclusive, os maiores campos do mundo.

Tudo continuará a se repetir, logo na primeira convocação: será obrigado a convocar somente 04 (quatro) jogadores que jogam nas equipes do Campeonato Brasileiro, dentre os 23 (vinte e três) que comporão a Seleção. Os demais 19 (dezenove) devem, obrigatoriamente, jogar em equipes estrangeiras, para valorizar sempre o que vem de fora. E é bom lembrar que, dos 04 convocados que jogam no Brasil, somente 01 (um) foi titular. Os demais, reservas - 02 (dois) goleiros e um substituto do citado titular - são jogadores para apenas 02 (duas) das 11 (onze) posições do jogo.

Será que nas equipes das 04 (quatro) Divisões do Campeonato Brasileiro de Futebol não temos jogadores suficientemente qualificados para integrar uma Seleção Brasileira?

Por que as equipes estrangeiras descobrem nossos craques em fase tão tenra da vida profissional e os levam a preços insignificantes?

Não dizem que não temos mão de obra qualificada para ocupar os cargos principais dos diversos campos do nosso País e dos demais países do mundo?

E por falar no Campeonato Brasileiro de Futebol, lembro de mais um exemplo de organização da desorganização, que atende sempre aos interesses dos mesmos. O que se vê são os Estados do Sul e do Sudeste, ficando continuamente com a melhor parte e favorecidos em todos os campos, em detrimento dos Estados das demais Regiões.

Não seria mais justo e realmente organizado se a Primeira Divisão fosse disputada pelos dois primeiros, campeáo e vice, de cada Estado? Que a Segunda Divisão fosse disputada pelos terceiro e quarto colocados de cada Estado? Que a Terceira Divisão fosse disputada pelos quinto e sexto colocados de cada Estado? E que a Quarta Divisão fosse disputada pelos sétimo e oitavo colocados de cada Estado?

Assim, 08 (oito) equipes de cada Estado estariam disputando um título nacional. Aconteceria o fortalecimento dos Campeonatos Estaduais, mediante um critério justo, e um crescimento considerável do nível desses campeonatos. Ganharia o futebol brasileiro que manteria seus atletas motivados e em atividade, bem como, manteria as equipes cada vez mais preparadas para alcançar suas conquistas. A revelação de novos valores seria mais constante e apareceriam não somente para os estrangeiros, mas também, para as equipes nacionais. Os estrangeiros não conseguiriam esgotar a fonte de novos profissionais do celeiro de craques brasileiros.

Uma equipe, que não tem condição de ser campeã ou vice de seu Estado, merece disputar a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, seja ela de qualquer região do País?

Como no futebol, em outros campos, especialmente, no da política partidária, é justo continuar permitindo a candidatura à gestão dos diversos campos diretivos do País a pessoas reprovadas pela própria Justiça Brasileira?

Loucuras?

Ideias de quem não entende nada dos campos do futebol? Ideias de quem não entende nada dos campos da Educação, da Saúde e da Segurança? Ideias de quem não enxerga nada das cartas marcadas nos campos das Políticas Públicas? Ideias de quem não toma conhecimento e ignora as barbaridades cometidas pelos dirigentes nas gestões dos diversos campos da sociedade brasileira?

O que todo brasileiro deseja e espera é que lhe sejam proporcionadas as condições para crescer e ganhar campeonatos em todos os campos da vida do povo desta grande nação: no campo da educação, no campo da saúde, no campo da segurança, no campo da política partidária, no campo das políticas públicas e no campo do futebol, bem como, nos demais campos da vida.

E vamos continuar festejando, pois somos o País Campeão da alegria, da amizade e da confraternização internacional; somos Penta; e, dentre todos os países do mundo, alcançamos a 4ª (quarta) colocação no último Campeonato Mundial de Futebol.

Atenciosamente,



Cosme Castor de Cerqueira                                                                                                                                                                                                                                                       (75) 9157-9260 e 9832-0336                                                              cosmecastor@hotmail.com                                                     www.cosmecastor.blogspot.com


quinta-feira, 24 de julho de 2014

Educação e Salário do Professor


Educação e Música: Festival Vozes da Chapada

MEUS QUERID@S CANTANTES:

MATERIA NO iBAHIA SOBRE O FESTIVAL VOZES NA CHAPADA
SUGIRO QUE VCS IMPRIMAM A PROGRAMACAO E CADA UM TENHA EM MAOS DURANTE O EVENTO PRA NAO PERDER "NADA"

 
MAEstrina
Nata

Festival Vozes da Chapada movimenta Mucugê em agosto

Com quatro dias de programação ecocultural e gratuita, evento reúne corais na Chapada Diamantina
De 31 de julho a 3 de agosto, Mucugê sediará a 6ª edição do Festival Vozes na Chapada, evento que promove o encontro entre grupos de canto coral do país e fomenta o turismo ecológico da região. Em quatro dias de programação ecocultural e gratuita, os corais exibirão seus repertórios em diferentes locais da cidade, incluindo a Câmara Municipal de Mucugê, Praça dos Garimpeiros, Igreja Matriz Santa Izabel e o Projeto Sempre Viva.

O convidado especial desta edição é o maestro Eduardo Morelenbaum. No dia 1° de agosto, às 15h, o carioca ministrará a palestra 'O Coral de Empresa, um valioso componente para o projeto de qualidade total', voltada para aos maestros, gestores e ativistas do canto coral. No sábado (2), aplicará uma oficina com exercícios de voz e expressão corporal para todos os participantes do Festival.

Como acontece tradicionalmente, o festival homenageará uma personalidade da música brasileira. Neste ano, o homenageado é o cantor e compositor Dorival Caymmi. Cada coral apresentará uma canção do artista, escolhida livremente. O encerramento será marcado pela apresentação da canção africana 'Amavolovolo' por todos os coralistas sob regência de Morelenbaum.


Participam do Festival Vozes na Chapada grupos de Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), além de cidades do interior do Bahia. Para visitar lugares como as cachoeiras Tiburtino e Piabinha, Poço Azul, Poço Encantado, Museu do Garimpo, guias turísticos estarão à disposição para acompanharem os passeios.

Confira abaixo a programação completa do evento:

Quinta-feira (31)
20h: Abertura do evento com Concerto na Câmara Municipal de Mucugê

Sexta-feira (1)
9h30: Concerto e visita Projeto Ecológico Sempre Viva.
15h às 16h30: Conferência "O Coral de Empresa, um valioso componente para o projeto de qualidade total", com o maestro Eduardo Morelenbaun
15h50: Concerto didático para estudantes do Colégio Estadual Horácio de Matos, regido pelo maestro Ângelo Rafael
19h: Missa Solene na Igreja Matriz Santa Izabel com Coro "Ars Cantandi" (Salvador/BA), com maestro Carlos Veiga
20h: Concerto na Igreja Matriz Santa Izabel

Sábado (2)
Manhã: programação livre (visita a Cachoeira das Andorinhas, Cemitério Bizantino e Museu do Garimpo, em Mucugê; Poço Azul, em Nova Redenção; e Poço Encantado, em Itaetê)
15h às 16h30: Oficina com exercícios de voz e expressão corporal com o maestro Eduardo Morelenbaun
17h: Passeata dos corais com a participação da centenária Filarmônica 23 de Dezembro (Mucugê/BA)
18h: Concerto de encerramento, na Praça dos Garimpeiros com execução da obra de congraçamento regida pelo maestro Eduardo Morelenbaum e cantada por todos os coralistas participantes

Domingo (3)Programação Livre

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Educação e Religiosidade


Apresento a seguir os textos das colunas
"Caminhando com Jesus", "O Sim de Maria"  e o "Cantinho da Criança"
publicados no Informativo Nossa Gente,
edição do mês de julho de 2014, 
um jornal da Paróquia de Todos os Santos,
integrante da Arquidiocese de Feira de Santana
 
Caminhando com Jesus

A Igreja Católica, também neste mês de julho, mediante as leituras bíblicas, diariamente, nos orienta e nos mostra como viver, conforme os ensinamentos de Jesus Cristo, dando ênfase às mensagens nas missas dos dias de domingo.

Começa com a lição de humildade que Jesus Cristo nos transmite: (Mt 11,25-30) “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”. Tomai o meu jugo, isto é, tomar a vontade do Pai e aprender, com o Cristo, a vivê-la, libertando-se das obrigações de qualquer lei ou religião, alcançando a plena paz.

Continua, no segundo domingo, com a parábola do semeador: (Mt 13,1-23) “O semeador saiu a semear...”. Esta mensagem leva-nos a refletir sobre o tipo de terreno que somos, que tratamento estamos dando à Palavra de Deus e como estamos recebendo e vivendo esta Palavra.

No terceiro domingo, a Igreja nos alerta para as tentações que nos afastam, no dia a dia, dos caminhos do Senhor. Aconselha a termos cuidado com os falsos e atraentes caminhos do mundo. “Deixai crescer um e outro até a colheita” (Mt 13,24-43). Precisamos saber identificar o joio e o trigo que são plantados em nossos corações, permanecendo em estado de vigilância durante toda a nossa vida, para saber colher o trigo e jogar fora o joio.

No último domingo do mês, vamos encontrar a parábola do Reino dos céus: “O Reino de Deus é como um tesouro escondido. Ele vende todos os seus bens e compra aquele campo” (Mt 13,44-52). O homem investe tudo que tem, quer dizer, ele vive toda a sua vida buscando seguir os caminhos do Cristo e encontra o tesouro, alcançando a vida eterna.
Eis, pois, como agir: aprender com o Cristo a ser humilde de coração para alcançar a paz; fazer-se um terreno fértil para receber a semente da Palavra e dar bons frutos; ter cuidado com as tentações que a todo instante tentam desviar as pessoas dos caminhos do Senhor; e direcionar a sua vida para a busca do tesouro: a vida eterna no Reino de Deus.



O Sim de Maria

Qual a minha atitude, a partir do meu encontro com o Cristo?

Nossa Senhora nos dá o grande exemplo desse encontro.

Lembrando do silêncio de Maria Santíssima, a Nossa Senhora, a nossa Mãe, a pergunta veio: - O que se passava na cabeça de Maria, durante o seu silêncio? Milhões de coisas, não é? Na nossa também não é assim? Mas que tipo de coisas?

Creio que há uma diferença essencial entre os nossos momentos de silêncio e os de Maria.

Nas nossas cabeças está sempre o pensamento ocupado com as coisas do dia a dia: acordar cedo para ir trabalhar; acordar cedo para ir para a escola; fazer as tarefas da escola e estudar para não tirar notas baixas; pensar na fidelidade ou infidelidade do namorado, ou namorada e do marido, ou da mulher; preocupação com a saúde; preocupação com o que se vai comer naquele dia; preocupação com os filhos ou com os pais; o perigo do desemprego; enfim, é sempre o assunto preocupante do dia. Dificilmente sobra um tempinho para pensar em Deus.

Na cabeça de Maria? No seu silêncio, Ela estava sempre em oração, em sintonia permanente com seu filho, Jesus Cristo. Ela permanece em sua presença, conversando com Ele, escutando, sem deslizes, sem distrações, sem deixar-se levar ou envolver por qualquer outra situação.

Essa é a atitude de Maria Santíssima, desde que Ela disse Sim para Deus. A partir desse encontro, Ela saiu da acomodação e entregou-se plenamente a uma vida de oração e ação, que atendia ao projeto de Deus para a humanidade.

Como fez isso?

Voltando Sua vida para servir aos irmãos.

Vimos isso no apoio que Ela deu aos apóstolos, principalmente, a partir da morte de Jesus; vimos também na preocupação que Maria tinha com as pessoas: “Eles não têm vinho” (Jo 2,3). Pediu ajuda a Jesus para a família dos noivos, nas bodas de Caná. Se faltasse o vinho, a família iria passar uma grande vergonha. E Ela ainda nos deixou uma grande lição: - Fazei tudo o que Ele vos disser. (Jo 2,5)

Amigos, vamos seguir mais esse exemplo de Maria: - Concentrar-se o mais possível em nossos momentos de solidão e oração para o encontro com o Cristo e ouvirmos melhor o que Ele tem a nos dizer e, assim, permanecermos cada vez mais em sintonia com Ele e com os nossos irmãos.

  A Parábola das Sementes

 
Cantinho da Criança

Olá Amigo, Bons Dias do Senhor!

Vamos conhecer Jesus, um pouco mais sobre as mensagens de Jesus:
Responda (V) ou (F), em cada caso:

- Jesus usava muito os elementos da natureza para transmitir a Sua mensagem ... (V) ou (F)

- Por isso, o NGente de maio ensinou a plantar, reciclando, em garrafas “pet” ....... (V) ou (F)

- Um dia, Jesus falou sobre o Semeador (Lc 8,4-15) ............................................... (V) ou (F)

- As sementes semeadas caíram em vários tipos de terreno ................................... (V) ou (F)

- Somente as que caíram em terra boa deram bons frutos ...................................... (V) ou (F)

- A semente é a Palavra de Deus .............................................................................. (V) ou (F)

- A terra boa é o coração de cada um que crê em Deus .......................................... (V) ou (F)

 

 
 




Educação e Formação em Meio Ambiente


Amigos
Recebi de Priscila Chagas - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA - Coordenação de Interação Social - CODIS -Tel: (71) 3118-4228 os convites abaixo transcritos:  
1. Cursos de Formação em Meio Ambiente do MMA:
Passo a todos que se interessarem o link abaixo que permite acessar a esses cursos de Formação em Meio Ambiente do MMA:
http://ava.mma.gov.br/

2. Boa tarde Prezado (a) Sr. (a),

Segue em anexo, Convite para as Oficinas temáticas de Diagnóstico do Plano de Bacia Hidrográfica do Recôncavo Norte e Inhambupe e da Proposta de Enquadramento.

Observe a data e o local, para a sua região.
Contamos com a participação de todos os interessados.
atenciosamente,

Larissa Reis
Estagiária Engª Sanitária e Ambiental
Coordenação de Interação Social - CODIS
Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA
Salvador -BA Tel.: (71) 3118-4228

Ao
Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA
Av. Luiz Viana Filho, 6ª Avenida, n° 600, 2° andar, Bloco B, Centro Administrativo da Bahia, CEP 41.746-900 - Salvador/BA

Att.:
Sra. Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins
Diretora das Águas do INEMA

Ref:
Contrato nº. 053/2012 – Elaboração dos Planos de Recursos Hídricos das Propostas de Enquadramento dos Corpos de Água e Cadastros dos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu e das Hidrográficas do Recôncavo Norte e Inhambupe.

Prezada Diretora,

Dando seguimento às atividades do Consórcio IBI/KL Engenharia, no desenvolvimento das atividades de "ELABORAÇÃO DO PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DA PROPOSTA DE ENQUADRAMENTO DOS CORPOS DE ÁGUA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAGUAÇU", informamos que foi dada continuidade às atividades de mobilização social para a realização das 4 (quatro) OFICINAS DE DIAGNÓSTICO, para as seguintes regiões de mobilização do Recôncavo Norte, com programação estabelecida da seguinte forma:

 21/07/2014 – Alagoinhas. Região 2: Acajutiba, Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe e Itanagra;

 22/07/2014 – Camaçari. Região 1: Camaçari, Candeias, Catu, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho;

 24/07/2014 – Serrinha. Região 3: Agua Fria, Barrocas, Biritinga, Irará, Lamarão, Ouriçangas, Pedrão, Santa Bárbara, Santanópolis, Sátiro Dias, Serrinha e Teofilândia

 

 25/07/2014 – Feira de Santana. Região 4: Amélia Rodrigues, Cachoeira, Conceição de Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Santo Amaro, São Gonçalo dos Campos, Saubara, Teodoro Sampaio e Terra Nova.

Desta forma, faz-se necessário o convite aos técnicos do INEMA, aos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Recôncavo Norte e sua respectiva Câmara Técnica, além das Câmaras Técnicas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e do Conselho Estadual do Meio Ambiente.

Atenciosamente,

Consórcio IBI/KL
IURI JOSÉ ALVES DE MACEDO
Diretor Superintendente
Engº Civil - CREA 12.523/D-CE

Educação e ecologia: O Dia da Mandioca

Um título interessante me chamou a atenção no
Blog da Associação Ecologica Buriti:
O Dia da Mandioca
Verifique e comprove, visitando o Blog da Buriti: