sexta-feira, 1 de abril de 2016

Educação e Meio Ambiente: Feira de Santana mata suas árvores, enquanto Cuiabá planta 10.000 árvores


Feira de Santana mata suas árvores, enquanto Cuiabá planta 10.000 árvores

A cidade de Feira de Santana, situada no Estado da Bahia / Brasil, tem (ou, daqui a alguns dias: - tinha) duas das Avenidas mais arborizadas e mais bonitas do País e do mundo.
Na contramão do meio ambiente, o atual governo municipal está arrancando e matando as árvores que embelezam a Av. Getúlio Vargas e a Av. Maria Quitéria.
Em nome do desenvolvimento, (?) vai cobrir essas avenidas, colocando cimento e asfalto, no lugar das árvores.
O povo da cidade, através de alguns movimentos sociais, tem se manifestado contra essa medida arbitrária mas o Prefeito, atropelando a tudo e a todos, continua executando sua obra de destruição, com alto custo para os cofres municipais.
Vale lembrar que várias análises foram feitas na área econômica e na área da engenharia, comprovando a inviabilidade da obra, em termos de custo e benefício.
Isto porque é uma obra que liga o centro ao centro e não atenderá às reais necessidades do seu povo.
Essa verba ali investida seria bem melhor empregada para melhorar a questão da educação, da saúde, da segurança e, especialmente, da organização do centro da cidade, como da periferia.
Quem conhece Feira de Santana sabe que ela está transformada numa cidade feia, suja e de uma desorganização tamanha que cria problemas até para a pessoa circular a pé, pela cidade.
Imagine como se sentem aquelas pessoas que têm dificuldade de locomoção!
Seria muito mais benéfico para a população da cidade de Feira de Santana se o prefeito seguisse o exemplo da grande obra de proteção ao meio ambiente, realizada pela Prefeitura de Cuiabá, cuja meta é plantar 10.000 árvores até o final do mês de abril, como pode se pode notar pela notícia retirada do facebook, no dia 31 de março de 2016, que trancrevo a seguir:

·          
INICIO  MEIO AMBIENTE  CUIABÁ PLANTA 1.500 ÁRVORES POR SEMANA, META É 10 MIL ATÉ O FIM DE ABRIL

MEIO AMBIENTE 
Cuiabá planta 1.500 árvores por semana, meta é 10 mil até o fim de abril
A ação foi idealizada pela prefeitura para comemorar o aniversário da cidade.
31 de March de 2016 • Atualizado às 15 : 03


A cidade também tem o programa Plante uma Árvore, que incentiva os moradores a plantarem mudas nas calçadas e quintais das casas. | Foto: Tchélo Figueiredo/Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá deu início ao plantio de 10 mil árvores por toda a cidade. A ação se estenderá até o final do mês de abril. São, pelo menos, 1.500 novas árvores por semana para comemorar o aniversário da cidade.
O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, explicou que a iniciativa visa recuperar o título de “Cidade Verde” para o município e a quantidade deverá ultrapassar o número de espécies retiradas para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
“Serão plantadas em torno de 1,5 mil mudas por semana, durante as comemorações do aniversário de Cuiabá. O objetivo é de que todas as vias sejam arborizadas, pois além do embelezamento, as árvores garantem uma temperatura mais amena e agradável”, disse Stopa.
Segundo ele, a Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) será uma das vias totalmente arborizadas durante a ação e deve receber mudas de espécies nativas e ornamentais. “Ainda estamos fechando a lista completa dos locais que receberão árvores, mas as grandes avenidas estarão incluídas”, comentou o secretário.
Iniciativas para promover a arborização da cidade são realizadas desde o começo da gestão, com doação de mudas no Horto Florestal e ações voluntárias com Organizações Não Governamentais (ONGs). Em fevereiro, teve início o programa Plante uma Árvore, que incentiva os moradores a plantarem mudas nas calçadas e quintais das casas.
“Somente no primeiro mês do programa, foram plantadas mais de 150 mudas. Com esse programa, temos a garantia de que a planta não morrerá, uma vez que o plantio é feito por técnicos da secretaria, que orientam os moradores a respeito dos cuidados que a espécie escolhida requer”, explicou Stopa.
Qualquer pessoa interessada pode fazer o pedido através do Facebook da Secretaria de Serviços Urbanos, informando endereço, tipo de muda e se no local há rede elétrica próxima. Ou retirar as mudas desejadas diretamente no Horto Florestal.

Obs.: Notícia retirada do facebook, no dia 31 de março de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário