quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Educação e Religiosidade: Novembro, mês de alimentação espiritual


Jesus nos convida a sermos todos santos
Em novembro de 2014,
integrando a equipe de Comunicação da Paróquia de Todos os Santos,
na cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia – Brasil,
eu escrevi sobre o mês de novembro,
para o jornal da Paróquia, “Nossa Gente”,
dizendo o seguinte:

Já é fim de ano?
Ano Novo, chegando?
E o que fizemos da nossa vida espiritual durante todo esse ano?
Sim amigos. 
A nossa Igreja Católica tem o Ano Litúrgico que termina sempre no final do mês de novembro, com a última semana do Tempo Comum e começa, na semana seguinte, com o Tempo do Advento.
Então, a nossa Igreja Católica usa o mês de novembro para preparar todos os seus fieis seguidores, destacando três grandes datas:
. 01/11 - Dia de Todos os Santos;
. 02/11 - Dia de Finados; e
. Dia Nacional de Ação de Graças.
Logo no 1º dia do mês, com a festa de Todos os Santos, a Igreja quer lembrar a todos o compromisso assumido no Batismo, quando somos convidados a sermos santos.
Sim.
Jesus Cristo nos diz:
- Sede santos, como o vosso Pai do Céu é Santo. (Mt 5,48).
Consiste então em dizer que devemos viver segundo os ensinamentos de Jesus, fazendo tudo o que Ele disser a cada um de nós.
No 2º dia do mês, vem o Dia de Finados, que nos convida a uma reflexão sobre a vida e a morte, bem como, sobre a nossa vida espiritual e a nossa fé em Deus. 
É um convite à alimentação da alma, com uma vida de oração constante e rotineira, que mantém o nosso espírito em permanente sintonia com o nosso Pai celeste, mesmo no dia de finados. 
A saudade do nosso ente querido nos tranquiliza, por sabermos que está mais próximo e sob a proteção de Deus.
Isto nos leva ao caminho certo para atender ao convite de Jesus para sermos santos, seguindo, também, o exemplo dos santos da nossa Igreja.
Nos dias seguintes, destacamos o Dia Nacional de Ação de Graças, este ano, a ser festejado no dia 24 de novembro. 
Nesse dia, mais uma vez, teremos a oportunidade de louvar a Deus e agradecer por tudo que Ele tem feito por nós, seus filhos, participantes do Povo de Deus.
Sugerimos que aproveitemos estas orientações da nossa Igreja e, assim, estaremos preparados para a chegada do Ano Novo Litúrgico e para viver o Tempo do Advento, quando nos prepararemos, também, para receber Jesus Cristo, confirmando Sua presença em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário