A Comunidade Santo Inácio de Loyola, da Paróquia de Todos os Santos, festejou o dia dedicado ao seu Padroeiro, celebrando um Tríduo preparatório e a Missa Festiva, com grande participação dos paroquianos, nos últimos dias 27, 28, 30 e 31 de julho.
Na prática, é a educação voltada para a religiosidade, onde as pessoas manifestam a sua devoção e seu carinho a Inácio de Loyola, uma pessoa que soube seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, deixando para os irmãos uma forma de viver mais de perto e, por toda a vida, nos caminhos de Deus.
A Comunidade continuará celebrando, desta vez, A Semana da Família, nos dias 12 a 19 de agosto, conforme programação da CNBB, para a Igreja Católica, em todo o Brasil.
O cristão católico aproveita para educar-se, vivendo a proposta de melhorar, a cada dia, o seu relacionamento com Deus, consigo e com as pessoas, porque a vida cristã só pode ser vivida dentro da comunidade, por toda a vida.
Nota-se, ali, a alegria do Encontro: crianças, adolescentes, jovens e adultos reunidos para rezar, para um bom bate-papo, para brincar, para cantar, para dançar, para rir, enfim, para viver o amor que Jesus Cristo a todos ensinou.
Tríduo em homenagem a Santo Inácio
As comemorações tiveram início no último dia 27 de julho e se estenderam até o dia 31 com a celebração da Missa Solene.
. Na primeira noite, Padre Pedrinho, Pároco de Capim Grosso, foi o responsável pela pregação. Com bastante propriedade ele falou sobre o subtema: Santo Inácio e os Colaboradores da Missão de Cristo e foi muito feliz em sua apresentação quando, diante da riqueza do assunto, chamou a atenção para a questão da suposta idolatria que os católicos teriam aos Santos, divulgada pelas religiões co-irmãs. Pe. Pedrinho deixou claro que quando a Igreja festeja um determinado santo, isso não significa que esteja idolatrando. Trata-se apenas de estar reconhecendo e tentando chamar a atenção das pessoas para o estilo de vida que esta pessoa teve, a lisura como ela pautou a sua vida, o compromisso e a valorização para com as coisas de Deus.
. Padre Jair, Mestre dos noviços, foi o responsável para dar seguimento à programação. A ele coube a responsabilidade de falar para a assembleia a respeito do subtema: Santo Inácio e o Discernimento
Espiritual. A exemplo do pregador anterior, Pe. Jair também, prendeu a atenção dos presentes sobre a importância do discernimento. “Você discernir entre uma coisa boa e uma coisa ruim é muito fácil. É claro que a tendência é escolher o que for melhor. Difícil é discernir entre uma coisa boa e outra melhor. Aí as dúvidas surgirão e a decisão final não será tarefa das mais simples”, afirmou Pe. Jair.
Nessa noite, um outro momento que chamou bastante a atenção do público presente foi a apresentação do grupo Cia. de Teatro Fragmentos que encenou com bastante qualidade a vida de Santo Inácio. Foi motivo de aplausos calorosos da assembleia.
. No dia 31, aconteceu a Missa Festiva celebrada pelo Pároco Padre Caio e concelebrada por Padre Popó e Padre Pedrinho.
. Ao final de todas as noites, foi realizada uma pequena quermesse com a apresentação de música mecânica, fotografias e a comercialização de lanches e artigos de bazar.
. A Coordenação da Comunidade agradece a presença de todos que de alguma forma, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização de tão bonita festa.
O Pároco da Paróquia de Todos os Santos
XV Semana da Família
Mantendo a fidelidade desde a sua criação, em 1992, realizada quase sempre no mês de agosto, as paróquias de todo o país se reúnem mais uma vez para organizar a Semana da Família.
A CNBB, preocupada com as famílias brasileiras, fornece os subsídios e as igrejas se encarregam de fazer o trabalho de disseminação.
Este ano, o tema central a nível nacional será “A Família: O Trabalho e a Festa”.
A Pastoral Familiar estará empenhada na organização do evento e, como vem acontecendo nos últimos anos, na Paróquia de Todos os Santos, o formato vai ser mantido com a realização do evento, cada dia em uma comunidade:
. Dia 12, domingo, juntamente com o Dia dos Pais, acontece a Abertura da Semana da Família, na Igreja de Todos os Santos.
. Dia 13, todos estão convidados a comparecer na comunidade Santo Inácio de Loyola, onde será apresentado o subtema: A Família Geradora de uma Sociedade Justa;
. Dia 14, terça-feira, a comunidade São Francisco de Assis recepciona a todos e desenvolverá o subtema: A Festa, Tempo para a Família;
. Dia 15, quarta-feira, será a vez da Nossa Senhora da Conceição apresentar o subtema: O Trabalho, Desafio para a Família;
. Dia 16, quinta-feira, a comunidade São João Batista, será a bola da vez e o subtema desenvolvido será: A Família e a Superação das Dificuldades;
. Dia 17, sexta-feira, será apresentado o subtema: A Festa, Tempo para o Senhor, na comunidade Sagrado Coração de Jesus.
. Encerrando os trabalhos, no domingo, dia 19, acontece a Missa Festiva, mais uma vez, na Igreja de Todos os Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário