segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Educação e Religiosidade: - Quem sou eu para vocês?

Aproveitando o momento do Ano Litúrgico da Igreja Católica, publicamos o texto abaixo, no Jornal Nossa Gente, da Paróquia de Todos os Santos.  Sugiro que façamos uma reflexão sobre esse texto:


- Quem sou eu para vocês? (Mt 16, 13)

Nós, cristãos católicos, estamos vivendo um momento de muita aproximação com Jesus Cristo. Tão importante que o homem de hoje, século 21, ainda reserva 40 (Quarenta) dias e mais uma semana para refletir sobre a vida de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Quem é esse homem tão poderoso que, pelo amor, nos atrai tão fortemente?

No Diálogo com seus discípulos, Cristo continua perguntando:

- Quem Sou Eu para vocês? (Mt 16, 13)

Essa pergunta nos motiva para nos aproximarmos mais de Jesus, para conhecê-lo mais e entender melhor a sua mensagem. Por isso, aproveitemos esse momento do calendário litúrgico da nossa Igreja Católica para refletir sobre a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa.
 
Caminhada para a Celebração do Domingo de Ramos, em 2012
1.    Quaresma

A Quaresma tem início na Quarta Feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos.

Nesse período, o cristão é convidado a refletir sobre a experiência do Povo de Deus nos 40 anos de travessia do deserto e a de Jesus Cristo, nos 40 dias, antes de iniciar sua missão.

O homem deve viver a Quaresma, rezando, jejuando e praticando a caridade. (Mt 6,1-8.16-18) Rezando, ele fortalece sua relação com Deus; jejuando, ele vivencia a sua relação com o seu interior; e praticando a caridade, intensifica a sua relação com o seu próximo.

Assim, a Quaresma é um momento que proporciona a todos os seres a oportunidade de querer conhecer mais a Jesus e a sua mensagem e tornar mais intensa essa relação, para ter melhor condição de seguir seus ensinamentos.

A Quaresma é tempo de transformação, de mudança na vida das pessoas. É tempo de jogar fora o que é prejudicial na sua relação com Deus e com o próximo. É tempo para se analisar as suas atitudes, valorizar o que tem de bom e jogar fora aquilo que não trouxe benefício para as pessoas. É tempo de fazer uma revisão de vida. É tempo de Conversão.

Ainda na Quaresma, a Igreja Católica, lança a Campanha da Fraternidade, quando chama a atenção para algum problema social por que passa a comunidade.

Este ano, o tema é “Fraternidade e Juventude” e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!”.

Aproveitando o espírito de fraternidade, durante toda a Quaresma, o cristão e toda a sociedade brasileira são convidados a uma reflexão sobre a atuação do jovem na Igreja.

Em resumo, a Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa.

Depois dessa reflexão, quem é Jesus? Continua sendo o mesmo, para você?

2.    Semana Santa

É a Semana de maior importância para os cristãos, por todo o ano.

Durante essa Semana, os cristãos celebram a morte, a paixão e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela tem início no Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e vai até o Domingo de Páscoa, quando acontece a ressurreição de Jesus Cristo.

Movidos pela grandeza da Semana Santa, os cristãos buscam reunir-se com seus familiares para participarem juntos das celebrações dessa Semana e para conviverem numa maior aproximação, especialmente, devido às dificuldades de se encontrarem nas demais épocas do ano,

Quem é Jesus? Esse que nos leva a reunir a família e a comunidade para refletir e celebrar a Boa Nova?

 

3.    Páscoa

A Páscoa era um ritual que os pastores realizavam por acreditar que assim estavam protegendo suas famílias e seus rebanhos dos maus espíritos. Com a libertação do Povo de Deus da escravidão no Egito, a Páscoa passou a ser uma celebração desse ato. Depois veio a ressurreição de Jesus e a Páscoa passou a ser a festa de libertação do Povo de Deus, através de Jesus Cristo, que venceu a morte e ressuscitou, trazendo a esperança da ressurreição para todas as pessoas, de todos os povos. É a passagem do pecado e da morte para a graça e para a vida.

Com um Tríduo Pascal que prepara o cristão para o Domingo da Ressurreição, a Páscoa começa, na ceia na Quinta Feira Santa, quando é celebrada a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Ainda na quinta feira, pela manhã, acontece a Missa do Crisma, que reúne todos os Padres da Diocese junto ao seu Bispo. Na sexta feira, celebra-se a paixão e morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas a Celebração da Palavra.

No sábado, acontece a Vigília Pascal.
  • A festa da Páscoa vai do Domingo de Páscoa até a Festa de Pentecostes.
  • Mais uma vez, lembramos a pergunta de Jesus para nós, em pleno século 21:          
  • Quem sou eu para vocês? (Mt 16, 13)

Educação, Cidadania e Meio Ambiente: ECO-FEIRA

Os associados do Fórum Socioambiental de Feira de Santana - ECO-FEIRA se encontraram com o novo Secretário do Meio Ambiente do Município, Dr. Roberto Tourinho.
Nesse encontro, o ECO-FEIRA foi apresentado ao Secretário e discutiu, dentre outras, as propostas encaminhadas, em 20 de agosto de 2012, aos então candidatos a Prefeito do Município, sobre "A Questão Ambiental do Município de Feira de Santana".
Apresento, a seguir, alguns destaques ocorridos na reunião:
1.       O Cel. Martinho Nunes, Presidente do ECO-FEIRA, apresentou a Instituição, esclarecendo que nela estão congregadas representações da sociedade civil, especialmente, as ambientalistas. Estavam ali representantes da AEB – Associação Ecológica Buriti; do TLC – Treinamento de Liderança Cristã; do MAV – Movimento Água é Vida; da Associação de Pescadores de Ipuaçu; do CERBCAAT/BA - Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga.

Ele falou sobre o objetivo primeiro do Fórum, que nasceu de uma conversa dele, enquanto Comandante do Quartel Escola da Polícia Militar, com o Frei Monteiro, quando abordaram a necessidade de se realizar um treinamento para os policiais da região leste que consistia numa preparação para atuar em defesa do meio ambiente.

O ideal seria a implantação da COPPA – Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, mas como não é possível, faz-se a formação dos policiais.

O Cel. Falou também sobre a questão da poluição sonora e lembrou ao Secretário e demais presentes que esta situação é de responsabilidade da Polícia Civil e Militar, conforme Art. 42, da Lei das Contravenções Penais, quando trata do desassossego público.

O Cel. Lembrou ainda da questão das fogueiras da festa do São João que são alimentadas com madeira tirada da mata da Caatinga.

2.       O associado João Dias levantou o problema da pesca e dos pescadores do Rio Jacuípe e da Barragem Pedra do Cavalo, bem como, da madeira tirada da Caatinga, consumida por padarias da cidade.

3.       O associado Carlos Romero abordou a questão do aterro sanitário e informou que na reunião do CONDEMA, no próximo dia 26/02, voltará a ser discutida o problema do Riacho das Panelas.

4.       Frei Monteiro colocou o problema da Agenda 21 que, inclusive, contou com a participação do Secretário em sua fase de criação. As representações da sociedade civil cumpriram a sua parte mas o poder público colocou a Agenda 21 no estado de hibernação, onde se encontra até os dias atuais. A proposta do ECO-FEIRA é que a Agenda 21 seja reativada e realmente implantada no Município de Feira de Santana. Finalizou, falando sobre as invasões na Lagoa do Subaé.

5.       O Cel. Martinho voltou a falar, desta vez, sobre a Sala Verde Águas do Subaé, que foi desativada pelo Diretor que substituiu o Frei Monteiro no Colégio Santo Antônio. Daí,  acervo da Sala Verde seguiu para o Quartel Escola do Batalhão da Polícia Militar, nesta cidade, mas não foi possível a sua instalação.

6.       A Profa. Lucila, solicitou a palavra e falou sobre o acervo da Sala Verde e sobre sua experiência na condução do bom funcionamento desta Sala, o que levou o Ministério do Meio Ambiente a considerá-la a melhor Sala Verde em funcionamento no País. Falou ainda que o Prof. Ildes Ferreira, Secretário do Desenvolvimento Social e associado do ECO-FEIRA, ofereceu uma sala numa das Escolas do Município, nas Baraúnas, para a instalação da Sala Verde, o que ainda está em estudos.

7.       Frei Monteiro informou que o Comitê de Bacias do Rio Paraguaçu nasceu na Sala Verde Águas do Subaé e, ainda lembrou que esta Sala verde possuía um projeto chamado de Ônibus Verde, o que permitiria levar a Sala Verde aos bairros e até aos Distritos e Povoados de Feira, bem como, a outros municípios. Atualmente, está tudo parado. Vale salientar que a Sala Verde já atendia a muitos outros municípios, além da sua sede.

O SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE

O Secretário, Dr. Roberto Tourinho, agradeceu a presença de todos e falou da sua disposição para realizar um bom trabalho à frente desta Secretaria.

Continuou, falando das realizações nos primeiros 50 (Cinquenta) dias de trabalho, especialmente, do combate à poluição sonora. Neste caso, haverá um empenho maior porque, em alguns pontos, está havendo concentração de adolescentes e até crianças, consumindo bebidas alcoólicas e outras drogas, o que pode levar até situações de prostituição de menores.

Disse que está iniciando o combate, também, à poluição visual.

Está dando início também às questões dos males causados pelas antenas de telefonia, bem como, realizará um monitoramento do ar nas áreas de maior incidência de poluição no Município. Tudo isto, ainda no presente mês de fevereiro 2013.

Outro grave problema que já começou a enfrentar é o da ocupação irregular (Invasão) de áreas públicas de preservação, como a Lagoa do Subaé e a Lagoa Salgada.

O Secretário aproveitou e convidou a todos para fazer uma visita numa das áreas que estão sendo invadidas, a Lagoa Salgada, na próxima quita feira, dia 21/02, às 08:30 horas, saindo o grupo da própria Secretaria. Juntos, poderão analisar melhor a situação e lembrou que a presença das representações da sociedade civil organizada legitima as ações governamentais.

O Secretário informou que está resolvendo a questão da comercialização de pássaros e outros animais no Centro de Abastecimento.

 Finalizando, o Secretário falou das dificuldades e disse que veio para somar e pediu o apoio de todos para resolver as questões que cabem à Secretaria do Meio Ambiente. Disse também que dará todo apoio â reativação da Sala Verde e da Agenda 21.

Em seguida, solicitou a Frei Cal e ao Prof. Horácio que convidassem a todos para participarem da programação do Dia Mundial da Água, a ser celebrado no próximo dia 22 de março, na Lagoa do Geladinho.

O Secretário agradeceu a todos e pediu desculpas por ter que sair, com certa urgência, para uma reunião com o Senhor Prefeito do Município de Feira de Santana.