segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Educação e Religiosidade: - Quem sou eu para vocês?

Aproveitando o momento do Ano Litúrgico da Igreja Católica, publicamos o texto abaixo, no Jornal Nossa Gente, da Paróquia de Todos os Santos.  Sugiro que façamos uma reflexão sobre esse texto:


- Quem sou eu para vocês? (Mt 16, 13)

Nós, cristãos católicos, estamos vivendo um momento de muita aproximação com Jesus Cristo. Tão importante que o homem de hoje, século 21, ainda reserva 40 (Quarenta) dias e mais uma semana para refletir sobre a vida de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Quem é esse homem tão poderoso que, pelo amor, nos atrai tão fortemente?

No Diálogo com seus discípulos, Cristo continua perguntando:

- Quem Sou Eu para vocês? (Mt 16, 13)

Essa pergunta nos motiva para nos aproximarmos mais de Jesus, para conhecê-lo mais e entender melhor a sua mensagem. Por isso, aproveitemos esse momento do calendário litúrgico da nossa Igreja Católica para refletir sobre a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa.
 
Caminhada para a Celebração do Domingo de Ramos, em 2012
1.    Quaresma

A Quaresma tem início na Quarta Feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos.

Nesse período, o cristão é convidado a refletir sobre a experiência do Povo de Deus nos 40 anos de travessia do deserto e a de Jesus Cristo, nos 40 dias, antes de iniciar sua missão.

O homem deve viver a Quaresma, rezando, jejuando e praticando a caridade. (Mt 6,1-8.16-18) Rezando, ele fortalece sua relação com Deus; jejuando, ele vivencia a sua relação com o seu interior; e praticando a caridade, intensifica a sua relação com o seu próximo.

Assim, a Quaresma é um momento que proporciona a todos os seres a oportunidade de querer conhecer mais a Jesus e a sua mensagem e tornar mais intensa essa relação, para ter melhor condição de seguir seus ensinamentos.

A Quaresma é tempo de transformação, de mudança na vida das pessoas. É tempo de jogar fora o que é prejudicial na sua relação com Deus e com o próximo. É tempo para se analisar as suas atitudes, valorizar o que tem de bom e jogar fora aquilo que não trouxe benefício para as pessoas. É tempo de fazer uma revisão de vida. É tempo de Conversão.

Ainda na Quaresma, a Igreja Católica, lança a Campanha da Fraternidade, quando chama a atenção para algum problema social por que passa a comunidade.

Este ano, o tema é “Fraternidade e Juventude” e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!”.

Aproveitando o espírito de fraternidade, durante toda a Quaresma, o cristão e toda a sociedade brasileira são convidados a uma reflexão sobre a atuação do jovem na Igreja.

Em resumo, a Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa.

Depois dessa reflexão, quem é Jesus? Continua sendo o mesmo, para você?

2.    Semana Santa

É a Semana de maior importância para os cristãos, por todo o ano.

Durante essa Semana, os cristãos celebram a morte, a paixão e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela tem início no Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e vai até o Domingo de Páscoa, quando acontece a ressurreição de Jesus Cristo.

Movidos pela grandeza da Semana Santa, os cristãos buscam reunir-se com seus familiares para participarem juntos das celebrações dessa Semana e para conviverem numa maior aproximação, especialmente, devido às dificuldades de se encontrarem nas demais épocas do ano,

Quem é Jesus? Esse que nos leva a reunir a família e a comunidade para refletir e celebrar a Boa Nova?

 

3.    Páscoa

A Páscoa era um ritual que os pastores realizavam por acreditar que assim estavam protegendo suas famílias e seus rebanhos dos maus espíritos. Com a libertação do Povo de Deus da escravidão no Egito, a Páscoa passou a ser uma celebração desse ato. Depois veio a ressurreição de Jesus e a Páscoa passou a ser a festa de libertação do Povo de Deus, através de Jesus Cristo, que venceu a morte e ressuscitou, trazendo a esperança da ressurreição para todas as pessoas, de todos os povos. É a passagem do pecado e da morte para a graça e para a vida.

Com um Tríduo Pascal que prepara o cristão para o Domingo da Ressurreição, a Páscoa começa, na ceia na Quinta Feira Santa, quando é celebrada a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Ainda na quinta feira, pela manhã, acontece a Missa do Crisma, que reúne todos os Padres da Diocese junto ao seu Bispo. Na sexta feira, celebra-se a paixão e morte de Jesus. É o único dia do ano que não tem missa. Acontece apenas a Celebração da Palavra.

No sábado, acontece a Vigília Pascal.
  • A festa da Páscoa vai do Domingo de Páscoa até a Festa de Pentecostes.
  • Mais uma vez, lembramos a pergunta de Jesus para nós, em pleno século 21:          
  • Quem sou eu para vocês? (Mt 16, 13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário