sexta-feira, 24 de julho de 2015

Educação e Meio Ambiente: BRT MAL LOCALIZADO PROVOCA CRIME AMBIENTAL


Educação e Meio Ambiente:

BRT MAL LOCALIZADO PROVOCA CRIME AMBIENTAL

 

A Associação Ecológica Buriti - AEB publicou uma nota sobre

a construção da BRT,

na cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia – Brasil.

Damos inteiro apoio à AEB

e repudiamos a atitude do Prefeito do Município.

Com esse ato, o Prefeito demonstra ter intenções não muito claras, que
vão contra os interesses da comunidade feirense.

Vejam, abaixo, a transcrição da nota publicada pela AEB:

 

BRT MAL LOCALIZADO PROVOCA CRIME AMBIENTAL

 

A CIDADE DE FEIRA DE SANTANA está prestes a testemunhar o maior ato criminoso contra Árvores Centenárias na Avenida Getúlio Vargas (Cartão postal da Cidade).
Você tem alguma sugestão para tentarmos impedir este ato criminoso?

A nossa heroína Nacional, a gloriosa e guerreira Maria Quitéria deve estar se perguntando:

- E o povo da minha terra porque não reage?

- Estão evoluindo ou involuindo?

Um crime ambiental deste porte, praticado especialmente por um gestor público que nem sequer é filho da terra! 
Não se pode aceitar.
Arregacem as mangas e vão para a Avenida lutar.

A Associação Ecológica Buriti - AEB não é contra o BRT em Feira de Santana.
É contra ele ser instalado na Av. Getúlio Vargas que é o nosso cartão postal,
Podendo muito bem ser instalado em várias outras artérias da cidade, atendendo melhor às necessidades de deslocamento dos seus usuários.
Ex: Av. José Falcão da Silva, Anel de Contorno.


Cortar e arrancar Árvores é rápido e fácil.
 
Difícil é plantar, regar, valorizar e amar.


 

Saudações Ecológicas

Equipe de Comunicação da AEB- buritisempre@hotmail.com

 
Postado por Associação Ecológica Buriti - AEBàs13:44

sábado, 18 de julho de 2015

Educação e Meio Ambiente: Eleições no ECO-FEIRA

Amigos Associados do ECO-FEIRA
A eleição foi suspensa em julho e adiada para o próximo dia 15 de agosto.
Vejam novo edital de Convocação neste Blog.
Vamos à reunião do ECO-FEIRA para eleger a nova Diretoria:
Data: 15.08.2015 (Dia de Sábado.
Horário: 9 horas.
Local: Casa da Conselheira Profª Maria Lucila Ferreira de Pinho
(Rua Mal. Castelo Branco. 926. Capuchinhos. Feira de Santana - Bahia)
Atenção:
1. Após a eleição, a Comissão do Lançamento da Carta Encíclica Laudato Si', do Papa Francisco, na Arquidiocese de Feira de Santana, se reunirá no mesmo local.
2. O Edital de Convocação estará sendo divulgado, também, pelos blogs www.cosmecastor.blogspot.com e www.buritiecologica.blpgspot.com
Não permita que outros decidam por você.
Atenciosamente,
Cosme Castor de Cerqueira
Secretário do ECO-FEIRA
(75) 9157-9260 e 9832-0336  

Educação e Meio Ambiente: Edital de Convocação e eleições no ECO-FEIRA


FÓRUM SOCIOAMBIENTAL DE FEIRA DE SANTANA – ECO-FEIRA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES PARA
DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL - BIÊNIO Julho 2015/2017

Feira de Santana, 15 de Julho de 2015

O Presidente da Diretoria Executiva, Carlos Romero Oliveira de Carvalho, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca os associados em dia com suas responsabilidades junto ao Fórum Socioambiental de Feira de Santana para participarem da eleição que definirá a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, no Biênio Julho 2015/2017.

O processo eleitoral ocorrerá no dia 15 de agosto de 2015, na Av. Mal. Castelo Branco, 926. Capuchinhos. Feira de Santana – Bahia, onde estão sendo realizadas as reuniões mensais, das 08:00 às 11:00 horas.

A Comissão Eleitoral, que coordenará todas as etapas do pleito, é composta por associados.

Conforme Artigos 22 e 23 do Estatuto Social do ECO-FEIRA, a eleição, tanto da Diretoria Executiva, quanto do Conselho Fiscal, ocorrerá mediante a inscrição de chapas junto à Comissão Eleitoral, com antecedência mínima de 05 dias, as quais deverão conter os cargos e os nomes completos dos candidatos correspondentes. As inscrições poderão ser encaminhadas para o endereço do atual Secretário do Fórum: cosmecastor@hotmail.com ou para a própria Secretaria do ECO-FEIRA..

As chapas serão compostas pelos seguintes cargos na Diretoria Executiva: Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro e Diretor de Comunicação Social. O Conselho Fiscal será composto por 05 (Cinco) membros: 03 (três) efetivos e 02 (Dois) suplentes.

Podem compor as chapas de candidatos, tanto à Diretoria Executiva, quanto ao Conselho Fiscal, todos os associados que se enquadrem nas condições previstas no Artigo 8º do Estatuto, desde que em pleno gozo de seus direitos estatutários e legais diante das legislações vigentes, sendo que cada candidato somente poderá participar de uma única chapa.

No caso de chapa única, tanto para a Diretoria Executiva, quanto para o Conselho Fiscal, poderá ser definido pela Comissão Eleitoral que as eleições dar-se-ão por aclamação expressa às únicas chapas apresentadas.

Na hipótese da alternativa "não" alcançar metade mais um dos votos dos eleitores presentes ao pleito, para qualquer das chapas apresentadas, esta não poderá ser proclamada eleita, resultando em que a Comissão Eleitoral iniciará novamente todo o procedimento para novo pleito.

São inelegíveis para quaisquer cargos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, além daqueles impedidos por Lei, os condenados à pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos, ou por crime falimentar, de prevaricação, suborno, concussão, peculato ou contra a economia popular e a fé pública.

A Comissão Eleitoral se dissolverá logo em seguida à cerimônia de posse.

Atenciosamente,


Carlos Romero Oliveira de Carvalho
Presidente

terça-feira, 14 de julho de 2015

Educação e Meio Ambiente: Rede de Sementes Florestais Nativas



Encontro para Organização de Rede de Sementes Florestais Nativas
Data: De Quinta-feira 16 Julho 2015 - 08:30
Até Sexta-feira 17 Julho 2015 - 18:30
Local: Centro Social Urbano de Cruz das Almas, Rua Ramiro Eloy Passos, S/N, Bairro Coplan. Cruz das Almas/BA
O encontro Semente Junta a Gente, que acontecerá nos dias 16 e 17 de julho, é parte do Projeto Ações Ambientais Sustentáveis, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e será sediado em Cruz das Almas. Ele acontecerá graças à parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, Gambá, UFRB e UFBA.
O evento vai reunir viveiristas, coletores de sementes, técnicos, estudantes e outros interessados em restauração florestal para organizar uma rede que fortaleça o setor de produção de mudas e reflorestamento nas áreas de Mata Atlântica da Bahia. A necessidade de organizar uma rede que congregue atores do setor de restauração florestal vem das perspectivas do setor que surgem a partir da exigência de regularização das propriedades rurais e registro Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR).
Será um espaço para construir os objetivos e princípios da rede, conectar os atores do setor no estado, conhecer outras redes e pactuar compromissos de diversas organizações envolvidas. O assentamento Terra Vista e o Projeto Arboretum estarão presentes para compartilhar suas experiências mobilizando comunidades em rede e contribuindo para a regularização de viveiros.
Mais informações: www.gamba.org.br.

EVC da AEB - buritisempre@hotmail.com

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Educação e Saúde: um fato inusitado ou corriqueiro?

Educação e saúde: um fato inusitado ou corriqueiro?
 
A educação e a saúde são dois setores muito maltratados pelos poderes públicos em nosso País.
Fatos bem mais críticos acontecem todos os dias,
Hoje, o fato que aqui relato aconteceu comigo.
Por isso, resolvi divulgá-lo.
Vejamos:



Eu, Professor, após 13 anos de aposentado, me dirigi à Clínica Otorrinos, no bairro do Sobradinho, na cidade de Feira de Santana, Estado da Bahia – Brasil, para conseguir uma consulta médica, pelo PLANSERV, plano do funcionalismo público estadual. Depois de esperar uns 20 minutos, fui chamado e atendido, por volta das 16:30 horas, do dia 08 de julho de 2015.

Na consulta, o médico resolveu solicitar um exame para verificar se eu estava com sinusite. Pediu que eu levasse uma solicitação ao balcão de atendimento da clínica e disse que logo, eu deveria ser chamado para fazer o exame. Realmente, poucos minutos depois, fui chamado.

Chegando à sala do médico, este me informou que não poderia fazer o exame porque o plano, PLANSERV, não o havia liberado, alegando que esse mesmo exame havia sido feito há 39 (Trinta e nove) dias, mais precisamente, no último dia 29 de maio. E o médico concluiu que nada poderia fazer, nem mesmo passar qualquer medicação porque não tinha os exames.

Diante disso, eu perguntei ao médico que se o mesmo exame havia sido feito há 39 dias e os sintomas eram os mesmos registrados na consulta anterior, como ele podia ali comprovar pela minha ficha, diante dele, na internet, porque não poderia medicar? Ele disse que só o faria, mediante a realização de novos exames. Tentei argumentar mas ele foi inflexível: só o faria após novos exames. Suspendeu ali a consulta,

Voltei para casa sem o exame e sem a conclusão da consulta.

Em casa, telefonei para a Ouvidoria do PLANSERV e, após repetidas explicações, eles concluíram que o médico da Otorrinos agiu corretamente, suspendendo a consulta, sem passar qualquer medicação para mim, mesmo tendo um exame em mãos de 39 dias passados e com a apresentação, por ele confirmada, dos mesmos sintomas da consulta anterior.

Pergunta-se, diante do momento de uma epidemia (dengue, chikungunya, zica vírus e síndrome de guillan barret) ainda não oficialmente declarada que assola a região:

- Qual o nível de responsabilidade desse médico, da clínica Otorrinos, que não quis ou demonstrou não ter capacidade para medicar um paciente, apesar de ter em mãos um exame recente, realizado devido aos mesmos sintomas apresentados por aquele paciente nessa consulta e no momento anterior?

- Qual o nível de responsabilidade da Ouvidoria do PLANSERV que aprovou a atitude desse médico?

- Como fica a situação do paciente (Eu) para com a própria saúde, sem a devida assistência, nesse ambiente de epidemia oficialmente não declarada, na cidade de Feira de Santana, com a recusa à concessão do tratamento, desse médico da clínica Otorrinos e do PLANSERV?

Vale salientar que o primeiro período de gripe aconteceu uns 15 dias depois de haver me vacinado, na Campanha de Vacinação contra a Gripe.

Diante de tudo isso, eu entreguei meu problema a Deus e voltei para casa para cuidar da gripe.

Resolvi partilhar com você que lê esse relato, nesse momento.

Atenciosamente,

Cosme Castor de Cerqueira

(75) 9157-9260 e 9832-0336