quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Educação e Religiosidade: Natal 2021

                                                                  Natal 2021

 

Assistindo a uma Missa, ouvi o Padre dizer que “converter-se é acolher o outro e deixar-se acolher por esse outro”.

Com certeza, ele se baseou na proposta de Jesus, que nos orienta para o amor aos nossos irmãos, da mesma forma como amamos a nós mesmos.

Se aceitarmos essa proposta de Jesus, com certeza, nos converteremos: acolheremos o irmão e seremos acolhidos por ele. Assim, veremos nossos sonhos realizados.

Isto porque “Deus é tão generoso que te dá a liberdade de plantar o que quiser. Mas Ele é tão justo, que você colhe exatamente o que você plantou”. (Frases & Contas) (Mensagem recebida pelo zap)

Apesar de ter essa riqueza em nossas mãos, percebemos que, às vazes, somos muito religiosos, mas pouco cristãos. Consequentemente, estamos falhando nas nossas plantações.

Buscamos cumprir as regras da Igreja, porém, conforme as nossas conveniências. Assim, relaxamos nas atitudes que deveriam ser realmente cristãs.

Lembro que Maria, Mãe de Jesus, também se preocupou conosco e buscou nos orientar, dizendo para fazermos tudo que Jesus nos disser. E, mesmo assim, falhamos, de novo. Desviamo-nos do caminho que Jesus nos mostra, no dia a dia.

Como consequência, vemos nossos sonhos escaparem do nosso   alcance e colocamos a culpa no Cristo, que julgamos não ter atendido aos nossos pedidos.

Aproveitemos esse tempo do Advento, que já está na última semana de preparação para o Natal, para enxergar que o Cristo está ao nosso lado, a todo instante.

Ele está sempre disposto a nos acolher e a nos dar coragem e sabedoria, para vivermos uma vida realmente cristã.

Aproveitemos, então, e vamos afastar o ódio e o rancor do nosso coração!

Vamos lembrar do perdão, segundo as lições de Cristo: 70 x 7 vezes.

Vamos, também, deixar o amor comandar as nossas atitudes.

Que o Natal, o Amor e a Paz de Jesus Cristo aconteçam todos os dias em sua vida!

Feliz Natal!

Próspero Ano Novo!

Um abraço!

Do amigo, Cosme Castor

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Educação e Amizade Cristã: Frei Félix de Pacatuba

Olá Amigos

O zap, também, sempre traz coisas boas.

Desta vez, trouxe uma minibiografia de

Frei Félix de Pacatuba.

Meus filhos a receberam num dos grupos de que participam e a passaram para mim.

Frei Félix foi a primeira pessoa que se preocupou com a juventude de Feira de Santana.

Para tanto, ele fundou a Congregação Mariana de Feira de Santana, que muito contribuiu para a formação dos jovens da cidade e de cidades circunvizinhas.

Vejamos, então:

 

Cosme Castor

Qua, 24/11/2021 11:16

 

FREI FELIX DE PACATUBA: nascido em Pacatuba, cidade do interior de Sergipe, em 25 de outubro de 1934, eram seus pais Agenor Carlos dos Santos e Anita de Oliveira Melo, na pia batismal recebeu o nome de Aldemar Melo Santos, ingressou na Ordem dos Frades Capuchinhos em fevereiro de 1948 na cidade de Esplanada.

Foi ordenado Frade no Santuário na cidade de Loreto na Itália, onde fez o curso de Teologia em 1960, passando a chamar-se de Frei Felix de Pacatuba.

Pela Ordem dos Capuchinhos foi representante do Brasil na França onde defendeu tese em idioma Francês. Bacharel em História, mestrado em Sociologia e Licenciado em Filosofia. Era poliglota, falava além do Português, Latim, Grego, Italiano, Francês e Espanhol.

Foi professor do Colégio Pio X e da Universidade Unit, em Aracajú, Sergipe.

Nomeado exerceu seu sacerdócio nas cidades de Maruim-Sergipe, Salvador-Bahia e Alagoinhas-Bahia, onde foi responsável pela fundação da Congregação Mariana.

Sendo transferido para Feira de Santana, foi nomeado Diretor Geral do Colégio Santo Antônio, realizando um trabalho excepcional onde se destacou pelo seu dinamismo, permanecendo até 1975.

Na Rádio Sociedade de Feira de Santana, assumiu o programa “Lições em Cristo”, com a participação de jovens, com o objetivo de propagar e evangelizar através dos meios de comunicação as mensagens cristãs.

Frei Felix conseguia conquistar o carinho de todos. Alguns amigos e professores quando se referia a ele dizia: “Frei Felix era uma figura humana de dimensões infinitas”.

Para o povo: “Frei Felix era um misto de carinho, bondade e compreensão”. Para as pessoas simples ele era, “o homem que tinha as palavras certas na hora em que se precisava ouvi-las, enfim: um místico”.

Algumas missas foram celebradas na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, tendo ocorrido no dia 14 de outubro de 1977 uma palestra proferida pelo Frei Felix, cujo tema principal foi sobre “a importância do professor na sociedade”.

Foi nomeado Vigário para o Distrito de Humildes, e posteriormente transferido para a cidade de Tanquinho.

Com o falecimento do Padre Aderbal Saback de Miranda, em 1979, foi nomeado Vigário da Paróquia de Senhor dos Passos, onde concluiu a construção do templo reinaugurado no mesmo ano.

Em 1982 implantou o movimento de Encontro de Casais com Cristo, dando um novo impulso à Paróquia.

Convidado pela Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana, no dia 1º de abril de 1985, realizou uma palestra cujo tema: “Pão e justiça para os famintos da Nova República”, e na finalização de sua palestra ele questiona –

“... A fome é falta de comida ou de justiça? Nosso país reclama uma profunda transformação social. Ela tem que acontecer. Mas precisa atingir o coração. Do contrário, o pecado estragará tudo mais uma vez. Se não crescer em nós a fome de justiça, não desaparecerá nos outros a fome de pão. Uma fome acaba com a outra. Mas, sem a conversão do egoísmo, cada um vai continuar comendo sozinho o pão inteiro. O pão que falta ao irmão é a metade do pão nosso de cada dia. Há muito que aprender com as crianças. Elas estão mais perto de Deus. Para sentir fome de justiça, precisamos nos aproximar de Deus. Pois, para repartir, temos que amar. Sem Deus, ninguém ama de verdade”.

Finalizando sua palestra ele concluiu:

“Bem aventurado os que repartirem o pão. Só metade. Basta para todos”.

Através da Lei nº 1683/93, Frei Felix de Pacatuba foi homenageado com a denominação de uma rua em nosso município, conforme Art. 2º: Fica denominada Rua Felix de Pacatuba, a via pública ora conhecida como Rua Amazonas. Prefeitura Municipal de Feira de Santana, em 03 de setembro de 1993. Dr. João Durval Carneiro. Prefeito. Autor: Oyama de Figueiredo.

Vítima de um infarto faleceu na madrugada do dia 4 de junho de 1990, em sua residência no bairro Santa Mônica.

A morte de Frei Felix deixou consternada toda a comunidade de um modo geral. O seu corpo foi velado na Capela do Hospital D. Pedro de Alcântara, onde houve uma missa de corpo presente. Logo após, foi sepultado no Cemitério Piedade, em Feira de Santana, Bahia.


quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Educação e Religiosidade: Ano Litúrgico


Ano Novo! Vamos Festejar!

Cosme Castor

 

Mês de Novembro!

Lembrei que este mês reúne as últimas semanas do final do ano litúrgico.

Lembrei também que, dentre outras festas importantes do calendário civil e do litúrgico, o mês de novembro traz o Dia (01) de Todos os Santos, o Dia (02) de Finados e, na última quinta-feira do mês, o Dia Nacional de Ação de Graças.

Concluí que estas celebrações convidam as pessoas para viverem a sua santidade por toda a vida (Dia de Todos os Santos) e depois da morte (Dia de Finados), como também, encerra esse ciclo com o louvor e o agradecimento a Deus (Dia Nacional de Ação de Graças).

Então, entendi que essa programação, junto ao Advento, é uma sábia maneira criada pela Igreja, com o objetivo de preparar os cristãos para a grande festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, no início do NOVO ANO LITÚRGICO.

Para compreender melhor, vejam o que encontrei sobre a estrutura do ANO LITÚRGICO:

I – CICLO DO NATAL

1. ADVENTO

É o início do Ano Litúrgico e acontece nas 04 (quatro) semanas que antecedem o Natal.

Logo, o primeiro domingo do Advento é o primeiro dia do ano novo.

Nesse período, vivemos a expectativa diante do Cristo que irá nascer de novo em nossos corações, libertando-nos dos nossos pecados.

2. NATAL

Período que contém a Noite Feliz do nascimento de Jesus Cristo.

3. EPIFANIA

Festejada no domingo seguinte ao Natal, lembra a manifestação de Jesus como Filho de Deus. Inclui a festa dos Reis Magos, dizendo que Jesus veio para todos os povos. Inclui também outras festas como a Apresentação do Senhor, no dia 02 de fevereiro.

II – CICLO PASCAL

1. QUARESMA

Começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos. São quarenta dias de um tempo de conversão e penitência, quando a Igreja nos convida ao jejum, à esmola e à oração. (Mt 6,1-8.16-18). É um tempo de preparação para a Páscoa do Senhor e nos lembra da caminhada de 40 anos do Povo de Deus no deserto.

2. PÁSCOA

Tem início com a Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, e vai até a Festa de Pentecostes.

- Na 5ª feira, se celebra a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e a Missa do Crisma, que reúne todos os Padres da Diocese, junto ao Bispo.

- Na sexta-feira, único dia do ano que não tem Missa. Nesse dia, ocorre a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo.

- No sábado, é realizada a Vigília Pascal.

Esse Tríduo Pascal prepara os fiéis para o Domingo da Ressurreição.

3. PENTECOSTES

O Dia de Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, quando Jesus volta ao Pai e envia o Espírito Santo para dar apoio a todos nós, componentes da Igreja de Cristo, na caminhada em direção à casa do Pai.

III – TEMPO COMUM

Este período se estende por 34 semanas, da Epifania até a Quaresma e do Pentecostes até o Advento. É o tempo de cada um mostrar que fez opção por viver, no dia a dia, conforme os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo, pondo em prática tudo o que aprendemos e vivemos no Ciclo do Natal e no Ciclo Pascal.

Por tudo isso, lhes convoco:

- Vamos festejar a chegada do Ano Novo Litúrgico e vamos preparar a nossa casa para receber Jesus Cristo, no Natal.

Um abraço!

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Educação e Solidariedade: A Felicidade de "D. Maria Jiló"

A Felicidade de D Maria Jiló

 

Apesar do “zap” trazer muita informação falsa e prejudicial à nossa população, 

mais uma vez,

ele nos brinda com uma joia.

É o caso da história da felicidade de

D. Maria Jiló.

Vejamos:

 

Cosme Castor

Seg, 08/11/2021 11:14

 

ESTE TEXTO VALEU O DIA! 👏👏👏👏

 

"Maria Jiló" é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão. 

 

Hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente e não havia outra solução. 

 

Depois de esperar pacientemente por 02 horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, a atendente deu uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela. 

 

A senhora a interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho: 

 

- Ah, eu amo essas cortinas! 

- Dona "Maria Jiló", a senhora ainda nem viu seu quarto. Espera um pouco... 

- Isto não tem nada a ver, - ela respondeu - felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada. Vai depender de como eu preparo minha expectativa. 

 

- E eu já decidi que vou amar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo. 

 

- Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem... 

Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem. 

 

- Simples assim? - pergunta a atendente.

 

- Nem tanto; isto é para quem tem autocontrole e todos podem aprender. Exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos afora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em consequência, os sentimentos. 

 

Calmamente a senhora continuou: 

 

- Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidade na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de Lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica. 

 

Depois ela pediu para anotar: 

"""COMO MANTER-SE JOVEM""" 

 

1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura. Deixe que os médicos se preocupem com isso. 

 

2. Mantenha os amigos divertidos. Os depressivos procure ajudar se puder.

 

3. Aprenda sempre. Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso. 

'Uma mente preguiçosa é a oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer! 

 

4. Aprecie mais as pequenas coisas. Aprecie mais. 

 

5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar. E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele/ela! 

 

6. Quando as lágrimas aparecerem. Aguente, sofra e ultrapasse. A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo. 

 

7. Rodeie-se das coisas que ama: a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja.

 

8. Tome cuidado com a sua saúde: 

Se é boa, mantenha-a. 

Se é instável, melhore-a. 

Se não consegue melhorá-la, procure ajuda. 

 

9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa. 

 

10. Diga às pessoas que as ama, e que ama cada oportunidade de estar com elas. 

 

E, se não mandar isto a pelo menos quatro pessoas - quem é que se importa? Serão apenas menos quatro pessoas que deixarão de sorrir ao ver uma mensagem sua. 

 

Mas se puder, pelo menos, partilhe com alguém!

"Um dia você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida."

 


sábado, 30 de outubro de 2021

Educação e Sociedade: Rita Lee e o respeito à mulher

 


Pelo zap, recebi essa mensagem onde 

Rita Lee fala sobre o respeito à mulher:

 

RITA LEE- mais uma vez, dizendo muito!

“Eu tinha 13 anos, em Fortaleza, quando ouvi gritos de pavor. Vinham da vizinhança, da casa de Bete, mocinha linda, que usava tranças. Levei apenas uma hora para saber o motivo. Bete fora acusada de não ser mais Virgem e os irmãos a subjugavam em cima de sua estreita cama de solteira, para que o médico da família lhe enfiasse a mão enluvada entre as pernas e decretasse se tinha ou não o selo da honra. Como o lacre continuava lá, os pais respiraram, mas a Bete nunca mais foi à janela, nunca mais dançou nos Bailes e acabou fugindo para o Piauí, ninguém sabe como, nem com quem.

Eu tinha apenas 14 anos, quando Maria Lúcia tentou escapar, saltando o muro alto do quintal da sua casa para se encontrar com o namorado. Agarrada pelos cabelos e dominada, não conseguiu passar no exame ginecológico. O laudo médico registrou vestígios himenais dilacerados, e os pais internaram a pecadora no reformatório Bom Pastor, para se esquecer do mundo. Realmente, esqueceu, morrendo tuberculosa.

Estes episódios marcaram para sempre a minha consciência e me fizeram perguntar que poder é esse que a família e os homens têm sobre o corpo das mulheres? Ontem, para mutilar, amordaçar, silenciar. Hoje, para manipular, moldar, escravizar aos estereótipos. Todos vimos, na televisão, modelos torturados por seguidas cirurgias plásticas. Transformaram seus seios em alegorias para entrar na moda da peitaria robusta das norte americanas. Entupiram as nádegas de silicone para se tornarem rebolativas e sensuais, garantindo bom sucesso nas passarelas do samba. Substituíram os narizes, desviaram costas, mudaram o traçado do dorso para se adaptarem à moda do momento e ficarem irresistíveis diante dos homens. E, com isso, Barbies de fancaria, provocaram em muitas outras mulheres - as baixinhas, as gordas, as de óculos - um sentimento de perda de auto-estima.

Isso exatamente no momento em que a maioria de estudantes universitários (56%) é composto de moças. Em que mulheres se afirmam na magistratura, na pesquisa científica, na política, no jornalismo. E, no momento em que as pioneiras do feminismo passam a defender a teoria de que é preciso feminilizar o mundo e torná-lo mais distante da barbárie mercantilista e mais próximo do humanismo.

Por mim, acho que só as mulheres podem desarmar a sociedade. Até porque elas são desarmadas pela própria natureza. Nascem sem pênis, sem poder fálico da penetração e do estupro, tão bem representado por pistolas, revólveres, flechas, espadas e punhais. Ninguém diz, de uma mulher, que ela é de espadas.

Ninguém lhe dá, na primeira infância, um fuzil de plástico, como fazem com os meninos, para fortalecer sua virilidade e violência. As mulheres detestam o sangue, até mesmo porque têm que derramá-lo na menstruação ou no parto. Odeiam as guerras, os exércitos regulares ou as gangues urbanas, porque lhes tiram os filhos de sua convivência e os colocam na marginalidade, na insegurança e na violência.

É preciso voltar os olhos para a população feminina como a grande articuladora da paz. E para começar, queremos pregar o respeito ao corpo da mulher. Respeito às suas pernas que têm varizes porque carregam latas d'água e trouxas de roupa. Respeito aos seus seios que perderam a firmeza porque amamentaram seus filhos ao longo dos anos. Respeito ao seu dorso que engrossou, porque elas carregam o país nas costas.

São as mulheres que irão impor um adeus às armas, quando forem ouvidas e valorizadas e puderem fazer prevalecer a ternura de suas mentes e a doçura de seus corações.

 

Nem toda feiticeira é corcunda. Nem toda brasileira é só bunda.

 

(Rita Lee.)

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Educação e Linguagem: Ditados Populares

 

Ditados Populares

 

 

HOJE É DOMINGO, PÉ DE CACHIMBO, e eu ficava imaginando como seria um pé de cachimbo, quando o correto é: HOJE É DOMINGO, PEDE CACHIMBO... (fumar um cachimbo)

E tem o PÉ-DE-MOLEQUE... A mulher fazia o doce caramelizado de amendoim e punha pra esfriar na janela. A molecada roubava... então ela gritava: NÃO PRECISA ROUBAR! PEDE, MOLEQUE!...

E a gente pensa que repete corretamente os "ditos populares".

No popular se diz: Esse menino não para quieto, parece que tem bicho carpinteiro. Minha grande dúvida na infância.... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???" 

Correto: Esse menino não para quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro. "Tá aí a resposta para meu dilema de infância!" 

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.

Enquanto o correto é: Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão. "Se a batata é um caule subterrâneo, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparramaria pelo chão se ela está embaixo dele?" 

Cor de burro quando foge. O correto é: Corro de burro quando foge. Esse foi o pior de todos!

Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele mudaria de cor???"

Outro que no popular todo mundo erra: Quem tem boca vai a Roma.

Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar...

O correto é: Quem tem boca vaia Roma. (Isso mesmo, do verbo vaiar). 

Outro que todo mundo diz errado, Cuspido e escarrado - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. 

O correto é: Esculpido em Carrara. (Carrara é um tipo de mármore) 

Mais um famoso: Quem não tem cão, caça com gato 

Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor... 

O correto é: Quem não tem cão, caça como gato, ou seja, sozinho...

Vai dizer que você falava sabendo o sentido correto de algum desses????? 

AGORA ENTÃO... ESPALHA POR AÍ... A LÍNGUA PORTUGUESA AGRADECE!

(Dicas do Prof. Pasquale).                                                          Achei muito interessante, portanto, compartilho

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Educação e Vida: Setembro Esperança 2021

 

Setembro Esperança 2021

Cosme Castor

“As pessoas que espalham amor

não têm tempo nem disposição para jogar pedras.”

(Irmã Dulce).

 

No mês de Setembro, do ano de 2020, eu disse que “O mês de setembro chegou, trazendo muita esperança para o povo brasileiro e, até, para o povo do mundo inteiro.”

Eu disse também, que “Setembro traz: a data oficial da Independência do Brasil; o grito dos excluídos; a data de aniversário de Maria, Mãe de Jesus; a esperança da chegada da vacina contra a corona vírus; o Dia de São Cosme e São Damião; e, dentre outros, a Bíblia, onde encontramos a Palavra de Deus.”

Hoje, último dia do mês de Setembro de 2021, volto a dizer que este mês, todo ano, traz de volta a esperança de dias melhores e entrega ao mês de outubro, e demais meses seguintes, essa mesma esperança.

Vejamos alguns comentários sobre os itens listados no segundo parágrafo daquele texto de 2020:

Independência?

A independência do Brasil, celebrada no dia 7 de setembro, continua a ser o marco da implantação de uma vida mais digna para todos os brasileiros.

No entanto, precisamos lutar muito mais porque, marchando em outras direções, os atuais dirigentes do País impuseram muitas outras barreiras, que estão dificultando essa caminhada.

Uma das principais barreiras se concentra na educação.

As autoridades continuam utilizando as Instituições Oficiais, principalmente, as Escolas, em todas as esferas governamentais, para continuarem a espalhar uma História do Brasil, sob a visão do tempo do Brasil colônia.

Isso faz com que a Independência se transforme em um sonho mais difícil de ser alcançado. Mas, não, impossível! Afinal de contas, cremos firmemente que Deus é, também, brasileiro.

Então, índios, africanos e demais integrantes da nossa gente, todos unidos, com fé em Deus, vão continuar na luta e conseguirão viver dignamente, num País onde a paz e a harmonia serão a base da Constituição que regerá a vida do nosso povo.

Assim, chegaremos à Independência do Brasil.

 

Religião subserviente

 

O homem tem vocação inata para buscar Deus e, assim, alcançar a grande meta da felicidade de viver, eternamente, com o Pai.

A religião é uma das formas que o povo encontra para manter essa busca e para permanecer sempre no seu relacionamento com Deus (cf. Jo 15,4) e com os irmãos.

Pela religião, o homem identifica a manifestação dos seus sentimentos em relação a Deus e a forma como viver essa relação.

Pode-se dizer que a religião é o laço de amor que prende o homem a Deus, conforme afirma Harold J. Rahm, SJ.

A maioria dos brasileiros segue a religião cristã. No entanto, a ignorância religiosa cresceu muito no seio do nosso povo, devido à ação criminosa de muitos que se aproveitam dessa situação, para enganar o povo, em proveito próprio e de grupos.

Assim, essa ignorância levou grande parte da população a apoiar ideias como, dentre outras, o uso de armas, a utilização da mulher como prenda para o turismo, o abandono dos cuidados com a educação, com a segurança e com a saúde do povo, enfim, o desrespeito à pessoa do cidadão brasileiro.

Indo de encontro aos ensinamentos cristãos, o povo anda repetindo o comportamento daquela gente que se afasta de Deus e se apega às tentações que o mundo oferece.

Esse conjunto de tentações está tentando esconder o amor e divulgando cada vez mais essas suas obras más, inclusive, as que se apoderam, ilegalmente, dos símbolos nacionais, para desferirem seus golpes contra a própria nação e contra os próprios brasileiros, que são excluídos do sistema.

É preciso estar sempre alerta para saber discernir e entender que o caminho que leva a Deus é o caminho que se faz com os irmãos e pelos irmãos.

É preciso, especialmente, que se aprenda a viver a realidade do Cristo encarnado, sempre presente na vida do homem, levando o homem libertar-se de qualquer sistema opressor..

 

Vamos vencer a covid-19

A covid-19 veio trazer um grande desafio ao homem: vencer um mal desconhecido que, em setembro de 2020, já tinha matado mais de 135 mil brasileiros.

Hoje, setembro de 2021, esse número chega a, aproximadamente, 600 mil mortos.

E o governante maior do País continua considerando normal. Ele continua a agir na contra mão da vida. Para ele, são números. Mais um, mais dois, mais alguns milhares... E daí?

Voltando ao texto de 2020, dissemos:

Sobre essa pandemia, André Luís Kawahala e Rita Massarico Kawahala (Rev. Família Cristâ, Ago2020) disseram:

“E a sociedade está “pirando” com informações conflitantes vindas das redes sociais, com o crescente descrédito das mídias tradicionais que estão sendo paulatinamente atacadas -, com a polarização da discussão sobre política misturada às decisões sobre a saúde pública, e com as boas e velhas receitas caseiras com algo que muitos ainda acham que é apenas mais uma “gripe”.

Mais uma vez, identificamos grande número de seguidores dos descaminhos a espalharem as ideias de terror e de ódio, por todo o Brasil. Disseminam notícias falsas e discórdias no meio do povo. Ignoram a situação delicada que ameaça a saúde da população mundial, especialmente a do Brasil,

Essa é uma situação antiga, vivida no Brasil: - Dividir para governar.

Como consequência, a covid-19 e os demais problemas de saúde pública continuam a fazer vítimas por todo o País.

O que fazer para sair dessa situação?

Situação difícil!

Cada vez mais, as atitudes de violência contra o povo e a nação se repetem. Os meios de comunicação até denunciam. Mas, “Está tudo como dantes, no quartel de Abrantes”. (Portugal, na época em que a família real se escondeu no Brasil)

Lembro aqui o que, um dia, Rui Barbosa disse:

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra; de tanto ver crescer as injustiças; de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

Será que Rui Barbosa estava fazendo uma previsão sobre os acontecimentos, no Brasil de hoje?

Realmente, a situação está difícil para o Brasil voltar a ser dos brasileiros. Está difícil, mas existe a esperança de ver o Brasil seguir a orientação que o Papa Francisco nos fala:

“(...) É necessário corrigir os modelos de crescimento incapazes de garantir o respeito ao meio ambiente, o acolhimento da vida, o cuidado da família, a equidade social, a dignidade dos trabalhadores e os direitos das futuras gerações”. (Rev. Família Cristã. Ago 2020. p.21)..

Sim. O caminho é exatamente esse, em que a economia cumpre a sua real finalidade; sustentada sobre uma base de respeito à vida e de garantia de um ambiente de paz e harmonia para todos os integrantes da comunidade dos irmãos brasileiros.

Esperança

A Esperança do Setembro de 2021 continua a mesma do Setembro de 2020.

Então, vejamos:

O bom é que o mês de setembro traz muitas coisas boas. Dentre elas, a celebração em homenagem a grandes Santos da Igreja Católica. Aqui, citaremos os irmãos São Cosme e São Damião e Maria Santíssima, Mãe de Jesus Cristo.

Os Santos Cosme e Damião eram celebrados pela Igreja Católica Apostólica Romana, até 1969, no dia 27 de setembro. Porém, com a reforma litúrgica, passou a comemorá-los no dia 26 de setembro. Na Umbanda e no Candomblé, no dia 27 de setembro. Na Igreja Ortodoxa Oriental, em 1º de novembro. Na Igreja Ortodoxa Grega, em 1º de julho.

Conforme a “Wikipédia, enciclopédia livre”, apesar da mudança na Igreja Católica, ao menos no Brasil, por conta da tradição, populares continuam fazendo comemorações no dia 27 de setembro.

Os Santos, irmãos gêmeos, nasceram na cidade de Egéia, na Arábia, por volta do ano 260. Eles eram médicos e davam um grande exemplo de solidariedade e amor às pessoas, especialmente, às mais humildes, curando doenças do corpo e da alma, em nome de Jesus Cristo, sem nada cobrar a nenhum dos beneficiados.

Por tudo isso e por se negarem a renunciar ao amor de Jesus Cristo, o imperador romano Diocleciano, os considerou inimigos dos deuses e foram perseguidos e mortos, no ano 303, em Ciro, na Síria.

Os governantes atuais continuam perseguindo a todos aqueles que defendem as pessoas mais humildes da população, no Brasil e no mundo.

A outra homenagem é prestada a Maria, Mãe de Jesus, aniversariante do dia 8 de setembro. Ainda, bem jovem, foi impressionante a sua resposta a Deus: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lc 1,38).

Maria, a primeira cristã, também conhecida por Nossa Senhora, (e por muitos outros nomes) dedicou sua vida à formação humana de Jesus. Paralelamente, preocupou-se muito com os pobres e os mais necessitados de sua comunidade. Ajudava a todos e a todas que a procuravam.

Como exemplo, na Bíblia, o evangelista João, cita o fato ocorrido nas “Bodas de Caná”, quando Maria intercedeu, junto ao seu filho Jesus, para ajudar à família que se viu em apuros: faltou vinho na festa de casamento. Ela disse à equipe que servia o vinho na festa: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. (Jo 2,5). Assim foi feito e o problema foi resolvido.

Vamos, então, pedir aos Santos Cosme e Damião, como também, a Maria, que intercedam pelo povo brasileiro junto a Jesus Cristo, para que Ele:

- ouça o “grito dos excluídos” e liberte o nosso povo dessa opressão que o sufoca e divide;

- ajude a cada um a vencer as dificuldades que o impedem de estar bem relacionado com todos os irmãos da comunidade onde vive;

- ajude as pessoas a olhar o outro com o mesmo olhar que deseja para si; mesmo porque se vemos o outro com amor, assim também ele nos verá;

- livre a nossa gente de todos os males, especialmente, desse grande mal que é a covid-19;

- ajude a cada um a proclamar a fé, comprometendo-se;

- ajude a nossa gente a voltar-se para o compromisso de viver mais, conforme a Palavra de Deus; e

- ajude aos governantes brasileiros a abandonarem a mentira e a falsidade, porque “aquele que pratica a verdade vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus”. (Jo 3,21).

Então:

- deixemos o nosso coração ser ocupado pelo amor, afastando o rancor, o orgulho, o ódio e todo tipo de situação que leve à divisão e à exclusão;

- vamos seguir o conselho da Mãe de Jesus, fazendo tudo o que Jesus disser para nós; (Jo 2,5)

- busquemos a paz e a harmonia do bem viver, unidos, por um Brasil sempre mais acolhedor, um Brasil para todos os brasileiros.

Contudo, vamos celebrar porque desistir é uma palavra que não existe no vocabulário dos brasileiros excluídos.”

 Ainda nesse Setembro Esperança de 2021 e nos meses seguintes, o brasileiro continuará a buscar sempre a liberdade e a vida em abundância que Jesus lhe oferece. (Jo 10,10)

Um abraço!

Do amigo irmão Cosme Castor

(cosmecastor@hotmail.com; cosmecastor.blogspot.com; Cel.: 75 99157-9260)

Referências:

Bíblia Sagrada Ave Maria – Edição de Estudos. 5ª edição. 2015. Edição Claretiana. Editora Ave Maria. São Paulo.

RAHM, Haroldo J., SJ. Treinamento de Liderança Cristã. São Paulo. Edições Loyola. 1998.

Revista Família Cristã. Pia Sociedade Filhas de São Paulo. Ano 86. Nº 1016. Agosto de 2020. Paulinas. Sâo Paulo (SP) Brasil.

São Cosme e São Damião: cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-cosme-e-damiao/134/10

São Cosme e São Damião: Wikipédia, enciclopédia livre.