quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Educação e Religiosidade: Ano Litúrgico


Ano Novo! Vamos Festejar!

Cosme Castor

 

Mês de Novembro!

Lembrei que este mês reúne as últimas semanas do final do ano litúrgico.

Lembrei também que, dentre outras festas importantes do calendário civil e do litúrgico, o mês de novembro traz o Dia (01) de Todos os Santos, o Dia (02) de Finados e, na última quinta-feira do mês, o Dia Nacional de Ação de Graças.

Concluí que estas celebrações convidam as pessoas para viverem a sua santidade por toda a vida (Dia de Todos os Santos) e depois da morte (Dia de Finados), como também, encerra esse ciclo com o louvor e o agradecimento a Deus (Dia Nacional de Ação de Graças).

Então, entendi que essa programação, junto ao Advento, é uma sábia maneira criada pela Igreja, com o objetivo de preparar os cristãos para a grande festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, no início do NOVO ANO LITÚRGICO.

Para compreender melhor, vejam o que encontrei sobre a estrutura do ANO LITÚRGICO:

I – CICLO DO NATAL

1. ADVENTO

É o início do Ano Litúrgico e acontece nas 04 (quatro) semanas que antecedem o Natal.

Logo, o primeiro domingo do Advento é o primeiro dia do ano novo.

Nesse período, vivemos a expectativa diante do Cristo que irá nascer de novo em nossos corações, libertando-nos dos nossos pecados.

2. NATAL

Período que contém a Noite Feliz do nascimento de Jesus Cristo.

3. EPIFANIA

Festejada no domingo seguinte ao Natal, lembra a manifestação de Jesus como Filho de Deus. Inclui a festa dos Reis Magos, dizendo que Jesus veio para todos os povos. Inclui também outras festas como a Apresentação do Senhor, no dia 02 de fevereiro.

II – CICLO PASCAL

1. QUARESMA

Começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos. São quarenta dias de um tempo de conversão e penitência, quando a Igreja nos convida ao jejum, à esmola e à oração. (Mt 6,1-8.16-18). É um tempo de preparação para a Páscoa do Senhor e nos lembra da caminhada de 40 anos do Povo de Deus no deserto.

2. PÁSCOA

Tem início com a Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, e vai até a Festa de Pentecostes.

- Na 5ª feira, se celebra a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e a Missa do Crisma, que reúne todos os Padres da Diocese, junto ao Bispo.

- Na sexta-feira, único dia do ano que não tem Missa. Nesse dia, ocorre a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo.

- No sábado, é realizada a Vigília Pascal.

Esse Tríduo Pascal prepara os fiéis para o Domingo da Ressurreição.

3. PENTECOSTES

O Dia de Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, quando Jesus volta ao Pai e envia o Espírito Santo para dar apoio a todos nós, componentes da Igreja de Cristo, na caminhada em direção à casa do Pai.

III – TEMPO COMUM

Este período se estende por 34 semanas, da Epifania até a Quaresma e do Pentecostes até o Advento. É o tempo de cada um mostrar que fez opção por viver, no dia a dia, conforme os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo, pondo em prática tudo o que aprendemos e vivemos no Ciclo do Natal e no Ciclo Pascal.

Por tudo isso, lhes convoco:

- Vamos festejar a chegada do Ano Novo Litúrgico e vamos preparar a nossa casa para receber Jesus Cristo, no Natal.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário