sexta-feira, 7 de maio de 2021

Educação e Escola, na pandemia: O retorno do Professor à sala de aula

Olá Amigos

Recebi essa mensagem pelo Zap e a encaminho para vocês:


 O Professor pode voltar às aulas

 

Cosme Castor

Sex, 07/05/2021 12:26

 

MINHA OPINIÃO. É curioso que tanta gente fale que professor vacinado já pode voltar às aulas presenciais. PRIMEIRO: nem todo professor foi vacinado ainda. SEGUNDO: vacinado não está imunizado. Vacinado significa que a pessoa recebeu a vacina. Imunizado significa que desenvolveu anticorpos contra o coronavírus, depois da segunda dose, depois de algum tempo, que pode variar de acordo com a vacina tomada.

Dizem: “prof. pode ir a shopping, pode ir a bar, mas não pode trabalhar”. O que o prof. faz em suas horas vagas não devia ser do seu interesse... Se viu o prof. no shopping ou no bar é porque também estava lá. Por que você pode e o prof. não? Evite tentar controlar a vida alheia, criatura! Tanta crítica ao prof. e tão pouca autocrítica! Ai, ai. 

Dizem: “prof. está recebendo salário, está tranquilo”. Estamos recebendo salário porque estamos trabalhando. E muito! Pergunte a um prof. que está atuando em ensino remoto, ensino a distância. Estamos exaustos! E os alunos também. Professores de ensino fundamental, médio e superior, todos nós estamos nos esforçando para garantir uma educação com boa qualidade para os seus filhos. 

Dizem: “as aulas precisam voltar porque as crianças/adolescentes estão estressadas em casa”. Sério? Que família tóxica é esta que estressa tanto assim as crianças e adolescentes? Ao contrário, deviam estar equilibrados, tranquilos, felizes e seguros em suas casas.  Minha sugestão: parem de criticar tanto o professor. Torne-se um! Aproveita que seu “anjinho”, sua “benção” está em casa com você todo este tempo e ensine a ele como ser paciente, tolerante, respeitoso, como acolher e não criticar os colegas (porque até isso precisamos ensinar nas escolas: respeito às diferenças, aceitação do outro como ele é, argumentar sem agredir e muito mais).  

Quando tudo isso passar, os professores das escolas, colégios e faculdades receberão seus filhos com muito carinho e competência, porque somos assim. Somos vocacionados para o magistério. Se não fôssemos, já teríamos abandonado a carreira depois de tanta crítica injustificada. 

E, por último, não me digam que “a educação antigamente é que era boa”. Não educamos seus filhos para o “seu” antigamente, seu passado idealizado. Educamos para o futuro deles. Deles, não seu. Reconheça isso e valorize o professor dos seus filhos. Mais amor à educação, mais respeito ao professor! 

 

Desculpem o textão, mas às vezes precisamos responder tantas críticas de quem NUNCA esteve em sala de aula superlotada durante décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário