sexta-feira, 4 de março de 2022

Educação e Reflexões: No meu tempo ... (1)

No meu tempo ...  (1)

Numa conversa entre amigos e/ou entre pessoas de idades diferentes, “No meu tempo ...” é uma expressão muito utilizada, para qualquer questão, seja sobre a Juventude, a educação, a escola, a política, o futebol, o respeito aos mais velhos, e outras mais.

Nesse “No meu tempo ...”, todas as coisas se resolviam a contento e a sabedoria era um dom possuído pelas pessoas desse tempo, especialmente, as mais velhas.

Sim! Uma pessoa mais velha tinha grande destaque, na comunidade. Os mais novos lhe deviam respeito, pediam a bênção e lhe dedicavam toda a atenção e todo o cuidado.

Eles, os mais velhos, sempre buscavam orientar, davam conselhos e, até, repreendiam aos mais novos e tinham todo o apoio dos pais, principalmente, diante de qualquer reação não recomendada, por parte dos filhos.

Por isso lhes digo: - Vamos cuidar dos IDOSOS e dos mais novos, especialmente, das crianças!

Essa semana, um idoso me falou sobre a Quaresma.

Sim! Ele me disse que já estamos na Quaresma.

Disse, ainda, que:

 - a Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos;

- a Quaresma tem um período de quarenta dias de um tempo de conversão e de penitência, quando a Igreja nos convida ao jejum, à esmola e à oração. (cf. Mt 6,1-8.16-18);

- a Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa do Senhor e nos lembra da caminhada de 40 anos do Povo de Deus no deserto;

- na Quaresma, as pessoas devem conversar sobre as possíveis desavenças entre elas e os motivos das brigas, como também, devem buscar e conceder o perdão.  

Concluiu, dizendo que a paz e o amor devem ocupar o primeiro lugar, em todos os espaços da vida humana.

E disse, também:

- No meu tempo, a gente buscava viver a Quaresma, com maior intensidade.

Quer saber mais? Pesquise! Ou então, procure um idoso, um daqueles do meu tempo. Ele vai lhe falar sobre as experiências vividas por ele, no tempo da Quaresma.

Lembre:

- Em qualquer situação, escolhe, pois, a vida! (cf Dt 30,19)

Um abraço!

Do amigo Cosme Castor


Nenhum comentário:

Postar um comentário