No meu tempo ... (2)
Que conversa gostosa, essa de “No meu tempo ...”!
A gente aprende muita coisa, cuja origem nunca tinha despertado a nossa atenção e, às vezes, não sabemos exatamente de onde vem.
Aproveitando o tempo de oração, perdão e conversão ao amor, como é o tempo da Quaresma, conversamos sobre a Campanha da Fraternidade.
Na conversa, o nosso amigo idoso me disse que no seu tempo de criança, não existia Campanha da Fraternidade.
Viviam o tempo da Quaresma, conforme as recomendações da Igreja Católica, refletindo sobre a caminhada de 40 dias, visando à preparação para a Páscoa do Senhor.
Porém, de uns tempos prá cá, mais exatamente, no ano de 1961, as coisas começaram a mudar.
No Nordeste brasileiro, 3 padres da Cáritas, Instituição da CNBB, tiveram uma ideia de arrecadar dinheiro, durante a Quaresma, para financiar as atividades da Instituição, relativas à assistência aos mais necessitados da comunidade.
Então, planejaram e realizaram a campanha. Deu certo. A esse plano deram o nome de Campanha da Fraternidade.
No ano seguinte, 1962, a Campanha da Fraternidade aconteceu em toda a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
Em 1963, mais 16 Dioceses do Nordeste do Brasil participaram da Campanha da Fraternidade.
Daí em diante, esse trabalho foi crescendo e a Igreja Católica, no Brasil, através da CNBB, assumiu a Campanha da Fraternidade, que é realizada, sempre no tempo da Quaresma.
Essa Campanha, já há algum tempo, tem a participação de outras igrejas cristãs, como também, do Papa.
Pela 3ª vez, (1982, 1998 e 2022) a CF tem a Educação como tema.
Neste ano de 2022, o Tema da Campanha é “Fraternidade e Educação” e o Lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. (Cf. Pr 31,26)
E o amigo idoso me disse, ainda, que a Campanha da Fraternidade 2022 tem o objetivo geral de “promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”. (Texto Base CF 2022)
Quer saber mais? Pesquise!
Ou então, procure um idoso, um daqueles do meu tempo. Ele vai lhe recomendar que, em qualquer situação, escolhe, pois, a vida! (cf Dt 30,19)
Um abraço!
Do amigo Cosme Castor
Nenhum comentário:
Postar um comentário