Neste Blog, temos abordado alguns temas ligados a segmentos sociais nas suas relações com a educação. O tema Meio Ambiente nos traz uma ideia de eternidade, de educação por toda a vida, enquanto durar a vida no planeta terra. Nasceu com a criação e deverá existir enquanto houver vida nesse planeta. No entanto, o homem, que é um ser integrante do meio ambiente, recebeu de Deus a missão de cuidar desse planeta e, até agora, não soube cumprir bem a sua missão. Interesses de grupos econômicos levaram-no à degradação do próprio meio ambiente, ameaçando a vida no planeta. As consequências advindas dessa atitude fizeram com que parte da humanidade levantasse a questão da manutenção da vida. Os poderes dominantes resolveram criar um sistema de educação, que norteasse a ação humana para servir aos seus interesses. Querendo dar a impressão de que quer realmente defender a vida, cria instrumentos de controle, dentre eles, o Dia Mundial da Água e até a Semana da Água, em torno do dia 22 de março de cada ano, quando promove Exposições, Seminários, Conferências e outros tipos de atividades, e o homem é envolvido de tal forma que pensa estar guiando os próprios passos. Nessa Semana, lhe é permitido defender o meio ambiente. Sem perceber, passa a ver a educação como ato independente que acontece nas diversas fases da sua vida.
O tema Páscoa nos traz a ideia de libertação. O homem é levado a uma reflexão sobre o sentido da vida, procurando viver a educação como um todo, livre de amarras e sistemas que limitam e redirecionam as suas ações e até seus pensamentos. A Páscoa nos traz o poder de mudar, de transformar a vida o quanto for necessário para fazer do homem sujeito da própria história. Ele tem a liberdade de enxergar o verdadeiro valor da vida, de ver no outro um irmão, de reconhecer o sublime e grandioso sacrifício que Jesus Cristo fez por toda a humanidade. É com a Páscoa que o homem aprende a viver melhor e a proporcionar ao outro toda oportunidade de uma vida solidária, onde a comunidade tem valor maior que os interesses particulares. Com a Páscoa, o homem torna-se mais amigo, mais alegre, mais solidário e mais comunicativo. Ele deseja sempre um bom dia às pessoas que encontra em seu caminho e se dispõe a ajudar aos mais necessitados e a cuidar melhor do ambiente em que vive.
O descrédito na educação por toda a vida faz o poder dominante agir como o Governo do Estado da Bahia que trata o servidor público como escravo e instrumento da sua ideologia, a exemplo da greve dos Policiais Militares, no mês de fevereiro deste ano, e a dos Professores, que continua há 12 dias,neste mês de abril de 2012. Em ambos os casos, um ato de irresponsabilidade e desrespeito a acordos anteriormente assumidos e não cumpridos pelo Governo. Vale lembrar que os atuais governantes são os mesmos que defendiam esses profissionais das malvadezas aplicadas pelos governantes anteriores com tanto afinco que aprenderam, assimilaram e passaram a aplicar essas mesmas malvadezas, passando de defensores a agressores e mantenedores de interesses particulares de pequenos grupos.
Por isso, faz-se necessário que os Professores, os Policiais e o povo brasileiro não fiquem acomodados, a esperar o próximo período de Páscoa ou o próximo Dia Mundial da Água do ano seguinte e aprendam que as lições da Páscoa e a defesa do Meio Ambiente devem acontecer todos os dias, por toda a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário